Saúde

São Lucas reforça controle de medicamentos

Hospital São Lucas lança projeto “Vai e Vem” para reforçar segurança no uso de medicamentos controlados

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE) lançou, nesta segunda-feira (04), o projeto “Vai e Vem”, iniciativa que visa fortalecer os processos assistenciais, garantir a rastreabilidade, a responsabilidade e o uso seguro de medicamentos controlados na unidade. A proposta integra ações de segurança do paciente e aprimoramento da cadeia medicamentosa, especialmente nos setores de maior risco assistencial, como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o pronto-socorro.

Idealizado pelas equipes de Farmácia e Enfermagem do hospital, o projeto também contou com o apoio técnico do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A estratégia adotada busca garantir o controle de todo o ciclo dos medicamentos controlados, desde a dispensação até o descarte adequado.

A dinâmica do “Vai e Vem” estabelece que, ao retirar um medicamento da farmácia, o técnico de enfermagem deve devolver o casco (frasco ou embalagem) vazio no prazo máximo de 1 hora. A farmácia então realiza a conferência com a dispensação registrada e efetua o descarte apropriado. O processo permite maior controle, minimiza perdas e desvios, e reforça a segurança do paciente, conforme diretrizes da Portaria 344/98 do Ministério da Saúde, que regulamenta o controle de substâncias psicotrópicas.

De acordo com a coordenadora da Farmácia do HEUE, Cammila Martins, uma das idealizadoras do projeto, a fase-piloto teve início em uma das UTIs da instituição com profissionais previamente treinados. A expectativa é que, até a próxima semana, o “Vai e Vem” esteja implementado em todas as UTIs e também no pronto-socorro.

“Como coordenadora da Farmácia, vejo com muito orgulho o início de mais um marco importante na segurança do uso de medicamentos em nossa instituição. Os profissionais estão engajados e preparados. O projeto reforça nosso compromisso com a excelência na assistência e com a segurança do paciente”, destacou Cammila.

A coordenadora das UTIs do Hospital São Lucas, Jéssica Sodré, também comemorou o lançamento da iniciativa e ressaltou sua importância para prevenir furtos, desvios e perdas de medicamentos controlados, que têm alto valor e grande impacto assistencial.

“Estamos iniciando em uma UTI para avaliar a aplicabilidade, o impacto e as mudanças necessárias. Mas já estamos muito confiantes no sucesso, pois a ideia é muito boa e a equipe está engajada e pronta para executar as mudanças”, afirmou Jéssica.

Leia também