A Dra. Bruna Merlo, Ginecologista da HAS Clínica fala sobre os sintomas anormais da menstruação
O útero, órgão do sistema reprodutor feminino, é responsável pela gravidez e menstruação. Sendo assim, os sangramentos uterinos são frequentes, mas é preciso prestar atenção para saber a hora de se preocupar.
O sangramento menstrual é uma perda fisiológica de sangue mensal que ocorre nas mulheres em idade reprodutiva. Ela pode durar de 2 a 7 dias, o volume de sangue varia e as cólicas são comuns.
“O sangramento se torna anormal quando acontece fora do período habitual e apresenta características diferentes como: aumento de volume e duração maior que 7 dias. Neste caso é recomendado a procura de um profissional da saúde”, explica a Dra. Bruna Merlo, Ginecologista do Hospital Albert Sabin (HAS).
O diagnóstico é feito a partir de exames como: ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética, tomografia, entre outros.
As causas mais comuns do sangramento uterino anormal são: desequilíbrio hormonal, infecções, lesão uterina e até câncer uterino.
O tratamento do sangramento anormal é feito através de uso de anticoncepcionais orais, medicamentos hormonais injetáveis, terapia hormonal e, em alguns casos, cirurgia.
“A cirurgia é escolhida dependendo de cada caso. Pode ser feita uma histerectomia, que é a remoção do útero ou apenas um procedimento para remover as lesões. Além disso, a cirurgia pode ser aberta ou por vídeo, dependendo da saúde da paciente, o tipo e tamanho das lesões. A melhor opção será avaliada pelo médico”, finaliza a Dra. Merlo.