Cultura Entretenimento

Sambas das Escolas do ES Fazem Sucesso no Mundo Digital

Com ouvintes nos EUA, Alemanha e outros 8 países, sambas das escolas do ES fazem sucesso no streaming

Faltando pouco mais de dois meses para os desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2025, já é possível aquecer os tamborins escutando os sambas de enredo das agremiações do Grupo Especial nos aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer. E o mais impressionante: a safra de sambas deste ano está conquistando o mundo. Moradores dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Romênia, Itália, Espanha, Canadá, Uruguai, Argentina e outros países, além do Brasil, já estão clicando nos hits das escolas capixabas. O levantamento foi divulgado pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).

O EP lançado contém as composições das sete escolas de samba do Grupo Especial, com destaque para o samba de enredo das seguintes agremiações: Mocidade Unida da Glória (MUG), Independente de Boa Vista, Unidos da Piedade, Chegou o Que Faltava, Unidos de Jucutuquara, Novo Império e Imperatriz do Forte.

As canções estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Tidal, YouTube Music e Amazon Music. Para acessar, basta procurar por “Carnaval de Vitória 2025”.

O fenômeno global do samba capixaba

Para Edson Neto, presidente da Liesge, o sucesso internacional do samba capixaba nas plataformas digitais comprova a qualidade das composições. “O samba de enredo brasileiro já é reconhecido mundialmente, principalmente por conta do Carnaval do Rio. Agora, ver o nosso Carnaval capixaba ganhando atenção também de ouvintes internacionais mostra que estamos produzindo sambas de alto nível, com letras ricas, melodias envolventes e cadências incríveis”, afirma Neto.

Sua gestão tem sido fundamental para a organização e a expansão digital do Carnaval de Vitória. Desde 2021, a Liesge possui um perfil distribuidor nas mídias digitais, permitindo que o samba capixaba chegue a públicos de todo o mundo, sem intermediários. O trabalho da Liga inclui ainda o cadastro completo de toda a discografia do Carnaval desde 1990, um projeto que será concluído até o primeiro semestre de 2025.

Em 2023, o samba capixaba já havia feito sucesso no Japão, país conhecido pelo apreço à cultura brasileira. A tendência se mantém em 2024, com ouvintes daquele país retornando à plataforma para conferir os sambas do Carnaval de Vitória.

“Nós criamos um espaço de salvaguarda digital para o samba. Uniformizamos as redes sociais, os e-mails e os canais no Spotify, democratizando o acesso e difundindo nossa cultura para o mundo”, comenta Edson Neto.

Conheça os enredos das escolas para 2025

  • Mocidade Unida da Glória (MUG): O guerreiro da capa encarnada – Jorge do Povo Brasileiro
  • Independente de Boa Vista: Os olhos do mundo – Assombros de Sebastião Salgado
  • Unidos da Piedade: Ibeji
  • Chegou o Que Faltava: Da lama sai muito barulho
  • Unidos de Jucutuquara: Pulsar da Vida
  • Novo Império: As voltas que a vida dá
  • Imperatriz do Forte: Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor.

Ingressos para o Carnaval de Vitória 2025

Os ingressos para o Carnaval de Vitória 2025 já estão à venda no site oficial da Brasil Ticket. Muitos setores já estão esgotados, mas ainda há entradas disponíveis para garantir a presença na folia. O evento contará com quatro opções de camarotes oficiais, sendo dois já tradicionais entre os foliões: Camarote Vix e Camarote Folia. Para quem busca novidades, dois novos camarotes farão sua estreia: Samba Vitória 027 – Mãe Joana e Camarote Na Vibes.

Os desfiles ocorrerão no Sambão do Povo, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025.

Ordem dos desfiles do Carnaval de Vitória 2025:

Grupo A — 21 de fevereiro
Rosas de Ouro
Império de Fátima
Mocidade da Praia
Independente de Eucalipto
Andaraí
Independentes de São Torquato
Pega no Samba

Grupo Especial — 22 de fevereiro
Unidos de Jucutuquara
Chegou o Que Faltava
Unidos da Piedade
Mocidade Unida da Glória (MUG)
Novo Império
Independente de Boa Vista
Imperatriz do Forte

Grupo B — 23 de fevereiro
Unidos de Barreiros
Mocidade Serrana
Tradição Serrana
Chega Mais
União Jovem de Itacibá

Leia também