Entretenimento

“Rubem Braga – “A vida em Voz Alta”

O espetáculo produzido e protagonizado integralmente por artistas capixabas, “Rubem Braga – “A vida em Voz Alta” – estrelado pelo experiente ator José Augusto Loureiro, e que dá vida a Rubem Braga, retorna aos palcos de Vitória. A temporada será de três meses, de 3 de novembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024 – às 20 horas nas sextas e sábados e às 17 horas nos domingos, sendo que nos domingos haverá presença de intérprete de libras.

A peça, com texto de Duilio Kuster, direção de Leonardo Magalhães, supervisão de direção de Charles Fricks e direção de produção de Bruna Dornellas e Wesley Telles, tem patrocínio da ArcelorMittal e está sendo realizado com recursos do Governo do Espírito Santo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

O interesse pela realização de tal montagem está ligado ao fato de Rubem Braga ser o escritor capixaba que obteve maior reconhecimento literário em nível nacional, bem como a preocupação inerente dos envolvidos no projeto de se falar da cultura do Estado, pouco conhecida e divulgada para além dos mares daqui.

Além disso, num momento em que o Brasil vive um lamentável período de avanço da desigualdade, do autoritarismo e da intolerância, falar sobre Rubem Braga é também assumir uma posição política contrária a esse quadro desolador.

Seja por meio de suas crônicas, seja pela análise de sua biografia, fica claro que o escritor sempre foi um defensor da liberdade e de condições de vida mais dignas para a população brasileira mais simples.

Sinopse

Tendo por base suas crônicas, poemas e passagens biográficas, o monólogo “Rubem Braga: A Vida em Voz Alta” apresenta o escritor no seu apartamento – em meio a recordações sobre velhos amigos e amores, a infância no interior, a carreira jornalística e literária e a luta contra o autoritarismo – desenvolvendo o que poderia ser a sua crônica derradeira, ou apenas só mais um trabalho.

Ficha Técnica

Texto: Duílio Kuster
Direção: Leonardo Magalhães
Elenco: José Augusto Loureiro
Supervisão de direção: Charles Fricks
Direção de produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Idealização: Wesley Telles
Figurinos: Rosangela Ribeiro, Regina Schimitt, com colaboração da Cia Folgazões e WB Produções
Cenografia: Cia Folgazões e WB Produções
Desenhos de Luz: André Stefson
Trilha Sonora: Edivan Freitas
Fotos: Leekyung Kim – estúdio e Vitor Zorzal – cena
Videomaker TV: Secundo Rezende
Visagismo: Fabiana Mima
Peruca: Emi Nagano
Assistente de Produção: Cleverson Guerra

Designer Gráfico: Jhonatan Medeiros e Lydia Spinassé

Social Media: Ismara Cardoso

Coordenadora do Projeto: Bruna Dornellas

Gestão de Projetos: Deivid Andrade

Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia

Assessoria Contábil: Leucimar Martins

Assessoria de Imprensa: Adriana Jenner

Apresentado por: Secretaria de Cultura do Espírito Santo e ArcelorMittal

Realização: WB Produções

Leia também