A atuação do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, em favor do fortalecimento do setor de rochas naturais foi destaque na Sessão Solene ao Setor Produtivo de Rochas Naturais do Brasil, realizada nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
![]()
A cerimônia prestou homenagem a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de um dos segmentos mais internacionalizados da indústria brasileira. Além de Ricardo Ferraço, também foram reconhecidas a empresa Imetame Logística, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).
![]()
O setor de rochas naturais tem forte impacto econômico e social no Espírito Santo, sendo responsável pela geração de milhares de empregos e pela movimentação da economia, com reflexos em diversas regiões do país. Durante a solenidade, o vice-governador destacou que a atividade vai além da relevância econômica e faz parte da própria identidade produtiva capixaba.
“Ao longo das últimas décadas, essa cadeia produtiva se estruturou, se profissionalizou e conquistou os mercados internacionais, posicionando o Espírito Santo como o maior polo de beneficiamento e exportação de rochas naturais das Américas e uma das principais referências mundiais do setor. E isso é diretamente geração de empregos, renda, oportunidades, desenvolvimento e prosperidade para trabalhadores e famílias inteiras”, afirmou Ricardo Ferraço.
O vice-governador ressaltou ainda que o apoio ao setor é estratégico para o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, o governo tem investido em infraestrutura logística, modernização portuária, qualificação profissional, inovação tecnológica, segurança jurídica e sustentabilidade ambiental. “São elementos fundamentais para que nossas empresas continuem crescendo e conquistando novos mercados. Muito obrigado pela homenagem e carinho. Contem sempre conosco”, destacou.
A homenagem reconhece a trajetória de Ricardo Ferraço marcada pelo compromisso com o desenvolvimento e pela atuação decisiva no fomento ao setor de rochas naturais, tanto como senador da República quanto como secretário de Estado de Desenvolvimento, sempre com diálogo constante e participação efetiva nas transformações que impulsionaram o crescimento do segmento e projetaram internacionalmente as rochas capixabas e brasileiras.
A sessão solene foi conduzida pelo líder da Bancada Capixaba, deputado federal Josias Da Vitória, e representou um reconhecimento institucional a um setor que tem representação nacional da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). O evento contou ainda com a participação de entidades que atuam diretamente nos principais polos produtivos do país, como o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa).
No Brasil, o setor de rochas naturais é um dos principais protagonistas globais da indústria, respondendo por cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos. Desse total, aproximadamente 30% estão concentrados no Espírito Santo. Destaque nacional, o Estado é o maior polo exportador do país, responsável por 78,5% do valor exportado em 2025 — cerca de US$ 1,2 bilhão —, além de concentrar cerca de 30% dos empregos do setor e representar aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba.
Outros estados como Minas Gerais, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte também se destacam como importantes polos produtivos e exportadores, reforçando a relevância estratégica do setor de rochas naturais para a economia brasileira.