Na estação onde as folhas caem, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Emef Belvedere, na Serra, foram os completados com o Projeto Caldo Cultural. Aproveitando o clima ameno do outono, os alunos participaram de uma deliciosa noite de conhecimento e caldos.
O momento foi dividido entre leituras e os participantes simularam cozinhar um caldo com palavras que foram distribuídas entre os alunos simbolizando o preparo do prato e alimentando o gostinho pela leitura. A turma da etapa inicial ficou por conta da leitura e apresentação da receita.
Depois do momento de aprendizado, a equipe escolar preparou os caldos dando vida às palavras antes apresentadas pelos alunos e ilustrando a literatura e o afeto. Os participantes puderam saborear e curtir uma apresentação musical.
Ainda na Emef Belvedere aconteceu o primeiro intercâmbio de conhecimento com a EMEF Jardim Bela Vista. O assunto dessa vez foi ainda mais além. A abordagem tratada foi a literatura na geografia.
O projeto que integrou o LiteraSerra teve por objetivo despertar a curiosidade e o interesse dos alunos por meio do visual, escrita e artística sobre os conteúdos: relevo e vulcanismo da América, ação natural e ação humana sobre o meio natural e riqueza mineral, assim, incentivando-os à leitura e compreensão sobre o tema.
O intercâmbio foi uma forma diferenciada de juntar geografia, uma vez que a ideia de troca física de localização abrange os assuntos abordados, com o tema literário.
Uma estação antes, em julho, os professores da Educação de Jovens e Adultos participaram do projeto “7 Quintas Temáticas: leitura e seus desdobramentos”, pensando nos sujeitos da Eja e suas práticas de leitura e escrita. Além dessas oportunidades de formação, os participantes contaram também com os Webinários LiteraSerra, com reflexões e relatos de experiências sobre a literatura infantil com temática da cultura africana e afro-brasileira.
O projeto LiteraSerra levou também, para a EMEF Jardim Bela Vista o Sarau Literário na Roça. No momento, os alunos apresentaram as leituras e produções criadas após trabalhos com vários segmentos de arte literária como cordel, poesia, dança e roda de leitura. A ocasião contou com a presença do escritor e morador da Serra Teodorico Boa Morte.
Com tema festivo julino, quem participou naquele dia, fez uma leitura completa da cultura. Uma noite declamada em poesia que ficou marcada na história para ser contada mais tarde.
E fechando o ano com chave de ouro, 36 alunos receberam em uma cerimônia de formatura certificados em cursos de qualificação profissional do projeto da EJA integrada, turma de 2022.
O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo Ifes, da Serra e visa a integração com a Educação Profissional. E neste ano, os alunos matriculados nas turmas conclusivas da modalidade Educação Jovens e Adultos, formaram para Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Durante o curso houve a concessão de bolsa auxílio de R $180,00 para cada estudante.
E para 2023, 29 alunos foram aprovados no processo seletivo para ensino médio integrado do IFES, Campus Serra.