Estudos indicam que a prática de repetir atividades e brincadeiras, por exemplo, estimula, ainda, a autonomia, habilidades sociais e a concentração infantil, que serão fundamentais para abrir as portas do processo de aprendizagem no futuro
Ao longo da primeira infância, período que compreende do nascimento até os seis anos de vida das crianças, diversas práticas atuam como aliados essenciais para o crescimento saudável delas. Uma dessas atividades é a repetição, que contribui diretamente para o desenvolvimento intelectual das crianças e para estimular diversas habilidades, entre elas a autonomia e a concentração infantil. A repetição é fundamental para o desenvolvimento das crianças devido às melhorias que acontecem devido a essa prática, afinal, é por meio dela que há o estímulo à memorização – que, no futuro, será grande aliada do processo de aprendizagem.
A repetição na primeira infância contribui, também, para que a criança comece a compreender o sentido de uma atividade ser realizada daquela maneira, como explica o estudo “Da repetição para a aprendizagem”, elaborado por profissionais da Universidade Federal de Campina Grande.
“A importância da repetição vai além de assistir a um mesmo filme diversas vezes, por exemplo. Essa prática contribui para que as crianças se sintam mais confortáveis com a realização de uma atividade, como arrumar os brinquedos nos locais corretos. Em nossa vivência escolar, nós percebemos que as crianças se desenvolvem muito mais com a realização de atividades que elas reconhecem e se mostram interessadas, graças à repetição, que consolida tais práticas na memória infantil e possibilita novas vivências”, explica Priscila Garcia, coordenadora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Na prática, o que a repetição proporciona para a rotina infantil?
Priscila reforça, com base em estudos pedagógicos, que a repetição – de atividades, conhecimentos e brincadeiras – é essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Isso porque é por meio de práticas da repetição que elas conhecem o mundo, experienciam novas vivências e criam momentos singulares – dentro e fora da escola.
“Com a repetição de atividades e brincadeiras, as crianças reconhecem as propostas e se sentem mais seguras, confortáveis e desinibidas para participar; elas demonstram interesse naquela atividade. Esse desenvolvimento emocional é único e acontece no tempo de cada criança, claro, mas é possível a melhoria na rotina diária. Além disso, a repetição é importante para que as crianças encontrem estabilidade – na atividade, nas pessoas que estão com ela, e nela mesma. Um exemplo prático é no momento de contar histórias antes de dormir, que a criança pode pedir sempre pela mesma história. Isso significa que, anteriormente, foi uma experiência positiva, que lhe trouxe afeto, confiança, felicidade, e ela quer vivenciar novamente esse momento”, exemplifica a profissional.
Já em relação à construção cognitiva das crianças, a coordenadora pedagógica afirma que a repetição é essencial para estimular a autonomia, a concentração, as conexões neurais e as habilidades sociais infantis. “A rotina é uma prática que também passa a ser estimulada com a repetição, e é por isso que ela é tão importante em tantos momentos, principalmente porque traz conforto para as crianças. A partir dessa prática frequente, conseguimos perceber que as crianças se tornam mais independentes, começam a realizar algumas atividades sozinhas, a socializar mais com outras crianças e, claro, a vivenciar novas experiências por se sentirem mais seguras e confortáveis em fazer isso”, finaliza Priscila.