Geração de renda para famílias e já garantiu o descarte correto de sete toneladas de resíduos em Jabaeté, Vila Velha
O Ecoponto recebeu 7 toneladas de resíduos e gerou renda de mais de R$ 6 mil para famílias da comunidade
O Ecoponto, uma iniciativa impulsionada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, por meio do Instituto EDP, tem desempenhado um papel fundamental na gestão responsável dos resíduos e na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Jabaeté, em Vila Velha. Desde o seu lançamento, em abril de 2023, o projeto já recebeu e descartou corretamente sete toneladas de resíduos, contribuindo para um ecossistema mais sustentável e com geração de renda da população local.
Além dos benefícios ambientais, o Ecoponto também traz impactos econômicos positivos, já que mais de R$ 6 mil foram pagos diretamente às famílias que participam do projeto, fortalecendo a economia e o desenvolvimento sustentável do bairro.
Os resíduos descartados contam com o manuseio, limpeza e separação dos próprios moradores, sendo majoritariamente materiais como papelão, metálicos e vidros. A quantidade de material recolhido é convertida em dinheiro.
“O Ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa social que reflete a energia positiva da EDP em contribuir com o desenvolvimento e o bem-estar das regiões nas quais estão instalados os negócios de distribuição. O sucesso nesses cinco meses não se resume apenas aos bons números, mas também reflete a colaboração e o compromisso de todos os envolvidos, desde a equipe de operação até os moradores, que adotaram práticas de descarte responsável”, avalia o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.
Os moradores interessados de Jabaeté e de bairros vizinhos podem se dirigir ao Ecoponto para realizar o cadastramento e iniciar a entrega dos resíduos gerados em suas casas. Estrategicamente localizado no espaço da sede comunitária, onde funciona um projeto social, próximo ao CRAS e em frente à Polícia Militar, o Ecoponto oferece também esclarecimentos e orientações gerais sobre educação ambiental.
Para receber a bonificação, que é creditada em uma conta digital que pode ser movimentada por meio de PIX ou cartão, sob gestão do parceiro Coletando Soluções, o despejo correto dos moradores deve alcançar a quantia inicial de R$ 30, com base no material entregue.
O Ecoponto opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com intervalo de uma hora e meia para o almoço. A iniciativa faz parte do Comunidade IN, programa realizado pela EDP em Jabaeté desde 2021. O Comunidade IN se baseia no conceito de cidades inteligentes e propõe realizar intervenções que possam despertar um processo de transformação e desenvolvimento social, ambiental e cultural da comunidade.
Além do ponto de coleta fixo, o projeto conta ainda com um carrinho elétrico para facilitar a mobilidade entre os bairros mais próximos, aumentando assim a coleta de materiais. O ecoponto de Jabaeté é uma iniciativa do Instituto EDP em parceria com a Coletando Soluções, com apoio da prefeitura de Vila Velha.
Desde que foi fundado, em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente de 450 programas espalhados por todo o País. Somente em 2022, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 179 mil pessoas em projetos sociais e 514 mil em exposições e visitas a museus. De forma indireta, outras 150 mil pessoas foram beneficiadas. Foram aportados R$ 16,8 milhões ao longo do ano. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída e utility scale), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.