Turismo

Reinstalação da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo

Nesta quarta-feira (14), foi realizada a cerimônia de reinstalação da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), que conta com representantes dos diversos setores ligados à atividade turística. Durante o evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, tomaram posse os 23 membros da Câmara que passa a contar com escopo e abrangência maiores, bem como uma nova governança.

O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro falou sobre a reintegração da Câmara, bem como do que a instituição fez ao longo dos anos.

“O Brasil vive um momento muito favorável para as políticas públicas voltadas para o turismo, principalmente nos últimos cinco anos, quando a Fecomério capitaneou um movimento nacional, o “Bairro Unido”, que são 300 instituições no país unidas no pensar no desenvolvimento do setor. A atual gestão da Fecomércio abraçou este movimento que enxerga o turismo com prioridade”, disse.

Idalberto Luiz Moro, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). 

O secretário de Turismo, Weverson Meireles falou sobre o potencial turístico do Estado.

“O Estado possui um potencial gigantesco. Todos os que aqui estão, já debateram sobre o tema. Em 2021 para 2022 o ES cresceu 25.5% na economia. Quando falamos do ES falamos em oportunidade de emprego para mais de 180 mil pessoas nas atividades relacionadas com o turismo”, disse.

Para que o turista se sinta bem em nosso Estado, nossos moradores também precisam ter qualidade de vida e claro, os que trabalham no ramo precisam de capacitações, afirmou Meireles. “Não adianta focar no turismo olhando apenas para o turista, pois para que possamos bem receber os turistas é necessário darmos qualidade de vida para o cidadão do Espírito Santo. E com esse olhar que a Secretaria de Turismo trabalha”, disse.

O governador do Estado, Renato Casagrande falou sobre a importância de uma maior divulgação do turismo no Espírito Santo. “Estamos situados entre estados gigantescos que têm belezas naturais e culturais enormes. O Espírito Santo tem potencial para atrair cada vez mais turistas, enquanto nós preparamos o Estado para os capixabas com obras importantes, como a Orla Azul de Anchieta, o engordamento da Praia de Meaípe, a retomada do Sistema Aquaviário e implantação da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte.”

Renato Casagrande, Governador do Estado. 

De acordo com pesquisas, a maioria dos turistas que visitam o Estado o fazem devido a segurança. Renato Casagrande falou sobre as políticas públicas na área de segurança pública que foram fundamentais para isso, como o programa Estado Presente.

“Resultado do Estado Presente. O Estado saiu da segunda colocação em 2011, quando governei pela 1ª vez, pra ser o 14º, 15º colocado. Então estamos avançando com forças policiais comprometidas, políticas de segurança pública e isso ajuda, também, a dar segurança. Veja que aqui temos um controlo muito grande de roubo de carga, e em outros estados isso é um problema grave com transporte de mercadoria e o Estado vai continuar a investir em segurança na Estado”, finalizou Casagrande.

Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo

A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES. A câmara tem entre os seus membros empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

A Câmara Empresarial de Turismo também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas para o setor em bases sustentáveis, apoiando a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

Leia também