O número de casos de dengue sofreu um significativo aumento nos últimos meses, apesar das intensas e constantes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) registrou, em 2023, 19.002 casos de dengue, sendo seis óbitos. Diante disso, a Semus está intensificando as ações de combate ao mosquito, transmissor, também, da zika e chikungunya.
Neste sábado (09), a partir das 7h30, acontece o mutirão de combate ao mosquito na região de São Pedro. A ação terá a participação dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e da equipe de limpeza da Central de Serviços, além da equipe de Vigilância Sanitária, que percorrerá os estabelecimentos comerciais para orientação e cuidados necessários no combate ao vetor.
Uma novidade neste mutirão é a utilização de drone para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e também para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes.
Além das inspeções e tratamentos dos possíveis focos do mosquito nos imóveis, também será feito o trabalho de educação em saúde, com orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar a incidência e infestação do mosquito. Além disso, também serão recolhidos entulhos e lixos depositados pelos moradores nas calçadas.