Inflação mais baixa em itens como vestuário feminino, viagens e chocolates favorece consumo no Espírito Santo; expectativa é de aumento nas vendas no comércio e nos serviços
O Dia dos Namorados deste ano pode pesar menos no bolso dos capixabas. A queda nos preços de alguns dos principais itens tradicionalmente consumidos na data — como roupas femininas e pacotes turísticos — promete incentivar o consumo e movimentar o comércio e o setor de serviços no Espírito Santo.
Entre janeiro e abril de 2025, a inflação de roupas femininas caiu 0,94% no estado, enquanto os pacotes turísticos tiveram retração de 8,51%, de acordo com levantamento do Connect Fecomércio-ES. Esses dados contrastam com a inflação nacional e com o próprio índice estadual, que ficou em 2,75% no período.
Para o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o cenário favorece o consumo consciente. “Mesmo com algumas altas pontuais, a queda em itens estratégicos como vestuário feminino e turismo permite que os casais encontrem alternativas mais acessíveis para comemorar a data”, destacou.
Clássico do Dia dos Namorados, o chocolate também está mais acessível no estado: os bombons e barras subiram apenas 1,73% nos primeiros quatro meses do ano, enquanto no Brasil a alta foi de 6,53%. Outro destaque positivo são os eletroeletrônicos (1,52%) e os calçados e acessórios (1,24%), que tiveram variação abaixo da inflação estadual.
Já as roupas masculinas tiveram aumento de 1,43%, e a média geral do grupo vestuário ficou praticamente estável, com variação de apenas 0,15%. “Esse cenário indica possibilidade de promoções e preços competitivos no varejo de moda, um setor muito procurado nesta época”, avaliou Spalenza.
Além dos presentes, muitos casais apostam em experiências para comemorar. Neste aspecto, os pacotes turísticos foram os grandes destaques, com queda de 8,51% — abrindo espaço para viagens curtas com bom custo-benefício. Os preços de atividades culturais, como cinema, teatro e shows, também recuaram (-1,55%), o que pode tornar os programas a dois ainda mais viáveis.
A mobilidade urbana também ficou mais barata: os aplicativos de transporte tiveram queda de 2,69%, o que facilita os deslocamentos nas noites de comemoração. Já a gasolina subiu 1,49%, bem abaixo da média nacional (3,57%).
Nem tudo, porém, está mais em conta. Joias e bijuterias apresentaram aumento de 7,07%, e os perfumes subiram 5,37%, ambos acima da inflação estadual. Comer fora também está mais caro: a alimentação fora do domicílio teve alta de 5,31%, refletindo a retomada dos bares e restaurantes e o aumento da renda média dos capixabas.
A hospedagem subiu 6,32%, alinhada com o reaquecimento do turismo regional. O transporte intermunicipal foi o vilão do grupo “cesta de experiências”, com alta de 13,45%, impactando especialmente casais que organizam viagens de forma independente.
Com inflação controlada em áreas estratégicas e aumento de preços em setores mais específicos, a orientação dos especialistas é equilibrar o desejo de presentear com o planejamento financeiro. “Casais podem apostar em experiências de baixo custo, como passeios em Vitória ou viagens curtas para cidades como Domingos Martins, Guarapari e Itaúnas”, sugeriu Spalenza.
Com o mercado de trabalho aquecido, aumento da renda e inadimplência em queda, o comércio capixaba está otimista. “Há espaço para o crescimento das vendas, principalmente em segmentos que conseguiram manter preços estáveis ou até mais baixos”, concluiu o especialista.
Com criatividade, planejamento e olho nos preços, o Dia dos Namorados pode ser celebrado com amor — e sem pesar tanto no orçamento.