educação

Projeto leva conscientização e conhecimento para alunos da rede municipal de ensino

O projeto Cidadania nas Escolas, desenvolvido pelo Departamento de Direitos Humanos – DDH, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SEDIR, levou em 2023 para as escolas da rede municipal e estadual de ensino, diversas atividades para os jovens estudantes.  Desde sua criação, já passaram pelas rodas de conversa e ações interativas mais de 3000 participantes, entre estudantes, professores e gestão.

O Projeto tem como proposta trazer palestras interativas e rodas de conversas, focando no conhecimento e atitudes que fazem a diferença na construção do respeito ao outro, construindo assim valores na escola que pautem a vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão e valores no ambiente escolar que reproduzirão na família e na sociedade ao redor.

O Cidadania nas Escolas é um projeto de Governo que leva aos espaços educacionais o diálogo com a escola e que escolhe temas que são transversais trabalhando assim, a educação em Direitos Humanos e lida com temas que fortalecem os alunos no sentido do entendimento, nas discuções diárias”, informa Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania. 

Os principais objetivos do projeto são: conscientizar através do conhecimento e do diálogo, chamando para refletir sobre o papel de todos(as) na propagação da paz, do respeito ao próximo, contribuindo para a formação do cidadão(ã) ciente de seus direitos e deveres; atuando efetivamente em seu meio, com atitudes respeitosas para com o outro e para com a natureza; despertar o interesse pelos temas abordados; fomentar a participação direta dos participantes para atuarem efetivamente em seu meio, como multiplicadores de ações/atividades que contribuam para uma sociedade sem violência; divulgar a secretaria e os serviços disponibilizados para a sociedade.

O surgimento deste projeto, desde fevereiro de 2023, se deu pelo cuidado em aproximar ainda mais a prefeitura da população.  Desta forma, o Departamento de Direitos Humanos – DDH em parceria com o Departamento de Promoção de Igualdade Racial – DEPIR, reuniram-se propondo este projeto que tem como porta de entrada o debate de temas onde a escola é ouvida. São temas escolhidos pela escola que podem ser de grande complexidade, que envolvem violação dos direitos humanos e situações conflituosas, nas escolas e nas comunidades. Sempre que necessário, o projeto realiza diálogos com parceiros para ajudar nas demandas em que a escola tem dificuldade.  Trata-se de um projeto sem data para término por entender que o ser humano é um ser em desenvolvimento contínuo.

Leia também