Sem categoria

Projeto de visita educativa ao Parque Cultural Reserva Vitória abre agendamento

O Projeto ‘Reserva Arte’, que em um ano já levou cerca de 1200 crianças e adolescentes de escolas públicas do Espírito Santo para visitas educativas ao Parque Cultural Reserva Vitória, espaço público localizado atrás do Shopping Vitória, agora amplia o agendamento também para escolas da rede privada.

Com a mediação de educadores, o projeto estimula nas crianças e adolescentes o debate sobre a arte contemporânea, com propostas educativas de caráter lúdico, prático e criativo que aproximam os alunos dos processos artísticos envolvidos na arte hoje, bem como reforça a relação do Parque com a arte e a cidade, que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais, às noções de patrimônio e cidadania.

Segundo a educadora e coordenadora Fernanda Zardo, que desenvolveu o ‘Reserva Arte’, o objetivo do projeto vem sendo alcançado de oferecer às escolas a possibilidade de experiência pedagógica em espaços como o Parque Cultural Reserva Vitória. “Com um ano de projeto, analisamos e decidimos abrir o agendamento para as escolas particulares que tiverem interesse na visita. Afinal, tem sido importante ver a educação potencializada fora da sala de aula por meio dessas visitas e acreditamos que as ações educativas nesses espaços complementam o processo de formação no ambiente escolar. Por isso, queremos que todos tenham acesso a essa experiência, e que o Parque passe a integrar o roteiro de saídas das escolas para as mais diversas possibilidades que envolvem arte, educação, cultura e meio ambiente na cidade”, afirma Fernanda Zardo.

As visitas educativas do ‘Reserva Arte’ são gratuitas e agendadas previamente, e acontecem de segunda a sexta, pela manhã ou à tarde, para grupos escolares da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais e Médio das escolas da rede pública municipal, estadual e particulares. O projeto acontecerá até novembro de 2024 e o agendamento pode ser feito pelo Instagram (@parquecultural_reservavitoria) e site do Parque (parqueculturalreservavix.com.br), ou pelo e-mail parquereservavitoria@gmail.com.

O projeto é realizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Reserva V

itória – AMARV em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac, responsável pela curadoria das obras no Parque, e tem apoio do Shopping Vitória e da Prefeitura de Vitória.

O parque e suas obras

Inaugurado em 2021, o Parque é um espaço aberto ao público que propõe a troca e experiências com a arte, e por isso sete obras de arte contemporânea, de artistas da cena atual, foram selecionadas para compor o espaço e aproximar o visitante da experiência estética e do processo artístico dos artistas. São elas:

• Porta para um depois – da artista AdriannaEu

• Karma – do artista Antonio Bokel

• Vazante – do artista José Spaniol

• Experimento Nido – do artista Sandro Novaes;

• Uma carta de amor direto no coração – do artista Thainan Castro

• Liber – do artista Vilar

• Randômica – do artista José Bechara

As obras em exposição instigam os visitantes a explorarem o espaço e a paisagem ao seu entorno, proporcionando portas, janelas, molduras e passagens para as mais diferentes formas de olhar para a cidade e vivenciar a arte nos seus espaços. “É um privilégio ver estudantes respirando a arte e se conectando e entendendo o espaço público, tornando o Parque um organismo vivo da nossa cidade. É para isso que ele foi criado. Para ter um diálogo com a sociedade e essa relação de troca e pertencimento”, explica Lara Brotas, diretora de projetos e co-fundadora da Matias Brotas, uma das idealizadoras do projeto, e responsável pela curadoria das obras no Parque.

“Ampliar as visitas para a rede privada é uma forma de potencializar ainda mais o objetivo do projeto, colocando nossas crianças e adolescentes, independente da escola, em contato com a arte, com o espaço público. Temos orgulho em fazer parte da história do Parque como um agente impulsionador do projeto Reserva Arte, que não só aproxima esses alunos do universo da arte, como do contato com espaços abertos ao público em que todos podem contemplar as obras e se sentir pertencente a esse espaço da nossa cidade”, destaca Letícia Dalvi, gerente de Marketing do Shopping Vitória.

Vale lembrar que, durante as visitas das escolas, o Shopping Vitória garante o melhor acesso possível à água no Parque e banheiros nos ambientes internos do Shopping durante a visitação, e sua equipe de bombeiros fica disponível para a recepção dos grupos e para os procedimentos de segurança e atendimento emergenciais. E além das visitas agendadas dentro do projeto, vale destacar que o Parque Cultural Reserva Vitória é aberto ao público, e que pode ser visitado qualquer dia e horário.

Leia também