Economia

Projeto de pesquisa capixaba estuda os desafios da exploração do petróleo no estado

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST) e a Petrobras, tem desenvolvido, desde 2019, um projeto de pesquisa que tem como objetivo explorar as causas da corrosão em uma das etapas do processamento primário do petróleo. O projeto é multidisciplinar e conta com uma equipe formada por professores, mestres e doutores renomados, além de profissionais com vastos conhecimentos nas áreas da química, física, automação e elétrica.

O Professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro destaca a importância desse projeto para além da eficiência operacional, mas também, uma responsabilidade social. “Por meio dessa iniciativa, nós temos a chance de compreender de que forma o petróleo impacta os processos corrosivos, além de trabalharmos para prevenir o derramamento de petróleo e contribuir para a preservação ambiental em nosso estado. Para além disso, o projeto foi criado com o intuito de promover soluções cada vez mais inovadoras e valiosas, que podem moldar o futuro da indústria do petróleo”, explica o coordenador do projeto.

Além disso, o programa promove a união entre a academia e a indústria, uma vez que conta com a participação de importantes instituições do estado, como por exemplo, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Para que esse projeto alcance os objetivos propostos, a equipe participante realiza diversos tipos de ensaios físico-químicos, espectroscópicos e microscópicos detalhados. De modo geral, a pesquisa desse projeto se concentra em identificar os materiais metálicos mais resistentes aos processos corrosivos do petróleo, um avanço que pode ter um impacto direto em várias frentes, como a prevenção de riscos ambientais, a redução dos custos operacionais e, também, a melhora na segurança das instalações.

Leia também