Quem precisa renegociar dívidas agora tem mais prazo para poder limpar o nome. O Renegocia, que o prazo inicial da campanha, que ocorre em todo o país, terminaria nesta sexta-feira (11), mas o órgão da capital continuará prestando esse serviço até o dia 31 deste mês.
“Queremos atender todas as pessoas que precisam ‘limpar o nome’ e obter crédito de forma sustentável, sem cair de novo no superendividamento”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Ele lembra que as equipes do órgão estão preparadas para auxiliar os consumidores na renegociação das dívidas com as empresas, sejam com instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, lojas e de outros setores.
Desde o início da campanha, no último dia 24, mais de 80 pessoas procuraram o órgão em busca de soluções para quitação de seus débitos em condições mais favoráveis de pagamento. Todos podem participar do Renegocia, sem limites quanto ao valor da dívida nem de renda do consumidor. É uma oportunidade para obter condições mais favoráveis de pagamento, com possibilidade até de obter um desconto.
“Muitas pessoas têm dúvidas sobre o valor da dívida. Sabem que estão negativadas, mas não sabem ao certo qual a empresa e nem quanto devem. É recomendável que essas pessoas procurem primeiramente a CDL, para realizarem a consulta do SPC. Com esses dados, o atendimento no Procon será mais ágil e completo”, diz a gerente do Procon, Raquel Vionet.
A iniciativa atende ao Programa Renegocia, organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e é voltada, principalmente, para os superendividados, ou seja, aquelas que já ultrapassaram sua capacidade de pagamento. O Renegocia não alcança dívidas como pensão alimentícia, nem crédito rural e imobiliário.
Passo a passo do Renegocia
1 – Para ter o atendimento no Procon Vitória, o consumidor deve fazer o agendamento pelo site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória Online. É grande a procura para o Renegocia. O Procon Vitória está liberando as senhas a cada dois dias. A dica é entrar no site do agendamento logo cedo e, se não houver vagas disponíveis, retornar no dia seguinte;
2 – No dia e horário agendados, o morador vai comparecer ao órgão, na Casa do Cidadão, portando RG ou CPF e um documento que comprove a dívida. Pode ser um boleto bancário, um contrato, faturas ou comprovantes de pagamento, por exemplo.
3 – O Procon vai fazer contato com a empresa, que deve apresentar uma proposta. Se esta resposta for considerada favorável pelo consumidor, a renegociação terá sido concluída com sucesso.
4 – Empresas cadastradas no Proconsumidor e que não respondam ao contato imediato são notificadas pelo Procon e o prazo é de 11 dias para resposta.