Espaços serão abertos ao público neste domingo (25)
Nesta terça-feira (21), foi anunciada a conclusão da primeira etapa das obras de reforma do Terminal Urbano do Ibes, em Vila Velha. Na ocasião, também foi dado início à segunda fase das intervenções, que contempla a revitalização integral da Plataforma 2, seguindo o mesmo padrão de modernização da primeira, já pronta para ser utilizada pela população a partir do próximo domingo (25).
“Nos últimos anos, o Governo do Estado vem investindo fortemente na renovação da frota, na melhoria dos terminais e na integração entre os diferentes modais. Estamos concluindo a primeira parte da reforma do Terminal do Ibes e iniciando a segunda para que possamos levar mais qualidade aos usuários, além de mais segurança e a possibilidade de uso do bicicletário. É investimento público para melhorar a vida de quem utiliza o transporte público”, afirmou Casagrande.
A Plataforma 1 passou por uma ampla reforma, que incluiu nova cobertura metálica termoacústica, piso podotátil, pintura geral, reforma estrutural e substituição completa da rede elétrica, com novas luminárias. O terminal também ganhou um novo prédio administrativo da Ceturb-ES, banheiros, lojas comerciais, bilheteria e bicicletário, que estarão abertos ao público no domingo (25).
A segunda etapa das obras abrangerá a revitalização completa da Plataforma 2, a reconstrução das pistas de rolamento e a implantação de um novo sistema de drenagem pluvial. O investimento total na reforma do Terminal do Ibes é de R$ 20 milhões.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que o projeto integra um conjunto de ações para modernizar o transporte coletivo da Região Metropolitana:
“A revitalização do Terminal do Ibes faz parte de um amplo programa de modernização do sistema Transcol e da infraestrutura de mobilidade da Grande Vitória. Nosso objetivo é oferecer um transporte público cada vez mais eficiente, confortável e sustentável, estimulando a população a optar pelo transporte coletivo e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana como um todo.”
A partir deste domingo (26), os usuários do Terminal Ibes devem ficar atentos às mudanças nos pontos de parada das linhas. Com a conclusão da reforma da Plataforma 1 e o início da segunda etapa, 17 linhas alimentadoras passarão a operar na área revitalizada. São elas: 580, 586, 590, 592, 600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 608, 625, 633, 650, 658 e 671.
Já as linhas 503, 514, 516, 518, 519, 525, 526, 533 e 674 operarão na plataforma provisória instalada na Rua São Cristóvão. A linha 674 (T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular) foi criada para atender ao trecho antes realizado pela linha 507 (T. Laranjeiras / T. Ibes, via Terceira Ponte / Reta da Penha).
Durante a execução das obras, a Plataforma 2 ficará interditada, e haverá informativos e equipes uniformizadas no local para orientar os passageiros sobre as mudanças e os novos pontos de embarque e desembarque.
O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, reforçou que o foco é aprimorar a experiência do usuário:
“A segunda etapa das obras de revitalização do Terminal Ibes reforça o compromisso do Governo do Estado em oferecer um transporte público cada vez mais moderno, confortável e acessível para todos. Entendemos que as mudanças nos pontos de parada podem gerar dúvidas iniciais, mas pedimos a compreensão dos usuários, pois todas as adaptações visam aprimorar a experiência no terminal, com novas estruturas e mais segurança. Nossas equipes estarão a postos para orientar a todos durante este período de transição.”