No final deste mês, a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samoniri, embarcará para Moscou, na Rússia, para representar a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Findes em um importante evento do BRICS. O BRICS, grupo econômico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, sediará o Fórum de Empreendedorismo Feminino (BRICS Women’s Entrepreneurship Forum) de 2 a 4 de junho.
As estatísticas do BRICS+ confirmam uma crescente presença de mulheres em posições de destaque no setor industrial. Cris participará do painel intitulado “A Face Feminina da Indústria”, buscando discutir estratégias avançadas e soluções inovadoras para promover o empreendedorismo feminino no setor industrial. Além disso, ela compartilhará as melhores práticas e experiências de gestão na área da indústria.
“Estou honrada com o convite para representar a CNI e a Findes no BRICS Women’s Entrepreneurship Forum. Será enriquecedor debater, ao lado de mulheres de diferentes setores e continentes, a indústria brasileira e global. É fundamental estimularmos a participação feminina em posições de liderança e nas diversas áreas de negócios nos mercados nacional e internacional”, afirma Cris. A sessão será mediada por Liudmila Shcherbakova, presidente do Velpharm Group e chefe do Grupo de Trabalho do Capítulo Russo da BRICS WBA sobre Saúde.
Cris enfatizou a importância do engajamento nas atividades propostas pela Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS+ (BRICS WBA). “Como o Brasil será o país-sede do BRICS em 2025, nossa participação reforça a reciprocidade durante as ações a serem realizadas durante a presidência brasileira”.
No Brasil, entre 2008 e 2021, a participação das mulheres em cargos de gestão na indústria aumentou significativamente, passando de 24% para 31,8%, conforme dados do Observatório Nacional da Indústria, da CNI. Este crescimento reflete um progresso contínuo na promoção da igualdade de gênero e na valorização do papel das mulheres no cenário industrial brasileiro.