Geral Saúde

Preparação lenta e fumaça como tempero

Os segredos do churrasco fogo de chão

Capixaba vai poder vivenciar essa experiência gastronômica no festival Carnivoria. Evento vai contar ainda com aulas show gratuitas para quem quiser aprender com grandes chefs nacionais

Um churrasco preparado de forma lenta, durante horas e horas com a carne sobre o fogo. Assim, é o churrasco fogo de chão. A cocção lenta garante um sabor completamente diferente, se comparado a carne feita na churrasqueira. Considerada uma arte gastronômica milenar, essa é uma das muitas opções que o capixaba poderá provar durante o festival Carnivoria, que acontece em Vitória durante dois finais de semana de abril.

“Desde de que o homem descobriu o fogo, foi assim que a humanidade começou a sua alimentação com proteína animal. A respeito do sabor, da experiência gastronômica, o churrasco fogo de chão é algo totalmente diferente do que a gente está acostumado. Fogo médio, brando, e as carnes horas e horas assando. Isso traz uma diferença de sabor. Utilizamos carvão com lenha, uma lenha frutífera quando possível, mas esse fumaçar faz uma carne de sabor levemente perfumado que é impressionante”, afirma o chef Edd Campos, assador do Carnivoria.

Edd vai preparar uma costela no fogo de chão durante o Carnivoria, que leva em média 8 horas para ficar pronta. “A cocção não pode ser acelerada, senão você tem uma queimada por fora e crua por dentro. O que a gente quer é uma carne bem macia, bem assada, com a coloração bonita”, explica.

O festival terá ainda cupim no varal – com média de 14 horas de preparação -, e salmão na prancha, com tempo de 4 horas de cocção.

Aulas show com os chefs

Mas além de experimentar, aqueles que quiserem aprender a fazer um bom churrasco, com dicas de chef, vão poder participar de aulas show gratuitas. Serão quatro aulas com grandes nomes da gastronomia nacional, que vão ensinar desde técnicas fazer um bom churrasco em casa até dicas de como se tornar um churrasqueiro profissional. Confira a programação:

JIMMY OGRO

Brasa além do churrasco, técnicas e sabores da cozinha ancestral.

Nascido no Texas, EUA, Jimmy Ogro é cozinheiro e apresentador de televisão, além de fundador do Ogrostronomia, Burgertopia e recentemente do projeto social REaPROVE, cujo objetivo é promover o aproveitamento integral dos alimentos. Com quadro de culinária de rua no Programa Mais Você, de Ana Maria Braga, ele roda o Brasil em reportagens gastronômicas.

Quando: 15/04 (sábado)

Horário: 15h30 até 16h30

 

 

 

CAROL ARMENIO

“Construindo sabores para o seu churrasco”

Representante da nova geração de assadores, Carol é natural de Itu, interior de São Paulo. Especializada em gastronomia na brasa, ela tem paixão pelo fogo de chão e pelos preparos com longo período de cocção.

Quando: 16/04 (domingo)

Horário: 15h30 até 16h30

 

 

 

 

EDD CAMPOS

Como se tornar um churrasqueiro profissional

Mestre churrasqueiro capixaba, Edd é especialista em técnicas de cocção rústicas como fogo de chão, parrila, plancha e varal. Apresentador do reality de churrasco Na Brasa, da TV Vitória, ele também ministra workshops e consultorias para indústrias e restaurantes.

Quando: 22/04 (sábado)

Horário: 15h30 até 16h30

 

 

BRUNO SALOMÃO

“Churrasco de chef em casa”
Formado em gastronomia e famoso pelo canal no
YouTube “Cansei de ser Chef”, Bruno é jurado
internacional de barbecue e chef residente dos
principais eventos no país. Com um tempero
nordestino forte e presente, e a defumação dos pratos
americanos, Bruno leva para as pessoas uma
experiência em receitas e sabores completamente
novos.
Quando: 23/04 (domingo)
Horário: 15h30 até 16h30

Leia também