Prêmio Benedito Meia Légua reconhece sete personalidades em cerimônia no Dia da Consciência Negra
A cidade de São Mateus sediou, nesta quinta-feira (20), a edição anual do Prêmio Benedito Meia Légua, que homenageia personalidades comprometidas com a luta quilombola e a promoção da igualdade racial no Espírito Santo. A cerimônia, realizada na área portuária do município, contou com a presença do governador Renato Casagrande e integrou as ações do Dia Nacional da Consciência Negra, ocasião em que a sede do Governo do Estado é transferida simbolicamente para São Mateus.
Promovido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o prêmio reconheceu sete homenageados que se destacaram por suas histórias de resistência, liderança comunitária e atuação em políticas de igualdade racial. “Com apoio da sociedade civil na indicação destas personalidades, temos a oportunidade de valorizar e reconhecer ações fundamentais para o fortalecimento da igualdade racial em nosso Estado”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
As indicações foram enviadas pela sociedade civil e avaliadas por uma comissão formada por representantes da SEDH, do Fórum Intergovernamental de Gestores de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), de organizações quilombolas e de entidades ligadas aos direitos humanos. O grupo foi coordenado por Edineia Conceição de Oliveira e Nadyson Alves de Oliveira (SEDH), e contou ainda com Maria da Penha Gaspar (FIPIR), Ivânia Mara Paixão da Silva (Associação de Mulheres Quilombolas de Conceição da Barra) e Denise Araújo Nascimento (SINDIUPES).
![]()
Homenageados – Categoria Luta Quilombola
Luzinete Serafin Blandino
Moradora da comunidade quilombola de São Domingos, em Conceição da Barra, dona Luzia mantém viva a tradição ancestral do preparo do beiju de mandioca, reconhecido regionalmente pelo sabor e pela preservação de saberes transmitidos por gerações.
Altiane Blandino dos Santos – Vereador Pipi
Liderança atuante no Sapê do Norte, dedica-se à luta pela titulação das terras quilombolas e pela preservação da cultura negra. Atualmente, é o único vereador quilombola na Câmara Municipal de Conceição da Barra.
Maria Helena de Oliveira Barbosa – Dona Helena do Córrego do Sossego (Guaçuí)
Filha de uma tradicional família quilombola, Dona Helena mantém vivas práticas religiosas, culturais e gastronômicas da comunidade do Córrego do Sossego. Responsável pela continuidade da centenária festa da casa de oração, reúne anualmente até 800 pessoas no evento realizado em 13 de maio.
Categoria Luta pela Promoção da Igualdade Racial
Ana Paula Teodoro Almeida Ricardo (Coletivo Negro Sou)
Professora, militante e gestora cultural, Ana Paula é fundadora do Instituto Negro e idealizadora da “tapeçaria de lutas”, projeto que atua em territórios vulneráveis fortalecendo autoestima, representatividade e enfrentamento ao racismo entre jovens.
Gilmar Carlos da Silva – Gilmarzinho
Ex-vereador da Serra (2013–2016), tem trajetória marcada pela defesa de direitos humanos e políticas de igualdade racial. Foi responsável por iniciativas como o “Dia Municipal da Mulher Negra”, o programa “Serra Afro Empreendedora” e a criação de cotas raciais em concursos públicos. Também idealizou projetos de acolhimento para crianças e adolescentes, como o Caminho do Bem.
Categoria Personalidade Nacional na Promoção da Igualdade Racial
Ronaldo Santos
Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo é liderança da CONAQ e referência nacional na defesa dos direitos dos povos tradicionais. Natural do Quilombo do Campinho (RJ), contribui para políticas públicas com base em sua experiência comunitária, acadêmica e de militância.
Categoria In Memoriam
Ester Mattos do Nascimento
Figura histórica do Movimento Negro capixaba, Ester dedicou mais de quatro décadas ao combate ao racismo e à defesa dos direitos das mulheres negras. Servidora pública e militante incansável, deixou um legado exemplar para as futuras gerações. Ester faleceu em 26 de março de 2025 e foi lembrada com emoção durante a cerimônia.