Nesta quarta-feira (15), o prefeito da Serra Sergio Vidigal reuniu em seu gabinete representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e da Serra Ambiental, empresa concessionária responsável por tratar a água e o esgoto na cidade. Em pauta foi cobrada uma posição da Cesan para o problema da turbidez da água na Serra. O líquido tem chegado nas casas turvo, amarelado, o que tem causado desconforto à população.
“Conversamos também a respeito de questões relacionadas ao esgoto, os danos acusados pelas obras da empresa, assim como investimentos na qualidade da água e no tratamento do esgoto no município”, disse o prefeito em suas redes sociais.
Atualmente, o saneamento básico é tratado por meio de uma Parceria Público Privada com a empresa Ambiental Serra. 90% do município já conta com tratamento disponível. Contudo, é necessário que as residências estejam ligadas na rede e, atualmente, 30% delas não estão.
São cerca de 15 mil imóveis não conectados à rede coletora que geram, por mês, 185 mil litros de esgoto por mês. Com a ampliação da rede e realização de campanhas de conscientização, o objetivo é conseguir a universalização do saneamento básico na Serra até 2023.
“Foi uma reunião bastante proveitosa. Finalizamos com a proposta de sanar os problemas e garantir qualidade de vida aos moradores da nossa Serra”, finalizou o chefe do executivo municipal.