Cidade

Posse histórica no TJES

Nesta quinta-feira (11) acontece a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em uma tarde marcada por simbolismo e emoção. Depois de 134 anos, o Judiciário capixaba passou a ser presidido, pela primeira vez, por uma mulher: a desembargadora Janete Vargas Simões, eleita por unanimidade.

Na cerimônia, o presidente, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, transferiu oficialmente o cargo para Janete Vargas Simões, que comandará o Poder Judiciário Estadual no biênio 2026/2027.

Após assumir a presidência, ela também deu posse aos demais integrantes da Mesa Diretora: Desembargador Fernando Zardini Antonio – vice-presidente, Desembargador Ewerton Schwab Pinto Júnior – corregedor-geral da Justiça e o Desembargador Robson Luiz Albanez – vice-corregedor

Natural de Barra de São Francisco, a doutora Janete Vargas Simões construiu uma trajetória marcada pela dedicação e pela influência familiar. Cresceu em contato com o universo jurídico, já que sua mãe era titular de um pequeno cartório no município. “Aprendemos a ler dentro de um cartório”, recordou.

Conciliando o exercício da magistratura nas comarcas do interior — como Ecoporanga e Barra de São Francisco, e com a maternidade foi seu maior desafio, já que precisava deixar os filhos pequenos para cumprir suas funções. Janete é casada com o também desembargador Carlos Simões, que se aposentou neste ano. O casal se conheceu na faculdade de Direito, mas descobriu que já havia sido vizinho na infância.

Para equilibrar a rotina, ela buscou novos interesses, como pintura e gastronomia. Algumas de suas obras decoram o próprio gabinete, revelando um lado artístico cultivado há anos e que se tornou parte importante de sua rotina.

Com 35 anos de carreira e mais de uma década como desembargadora titular, Janete destacou que chegar à presidência do Tribunal representa uma conquista que ultrapassa sua história pessoal. “É uma conquista para todas as mulheres do meu estado. Um resultado do trabalho, do conhecimento, do foco e da responsabilidade”, afirmou.

Leia também