No dia 1º de janeiro de 2025, diversas cerimônias de posse marcaram o início dos mandatos para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores na Grande Vitória.
Em Cariacica, o prefeito reeleito Euclério Sampaio tomou posse com uma votação histórica de mais de 88% dos votos válidos, e se comprometeu a continuar transformando a cidade, com foco em áreas como saúde, educação, infraestrutura e investimentos em novas empresas. O evento ocorreu em frente à prefeitura, onde também foram empossados a vice-prefeita e os 19 vereadores.
Em Vitória, o prefeito Lourenço Pazolini, reeleito com 56,22% dos votos válidos, assumiu seu segundo mandato. Ele destacou o desafio da reforma tributária e suas implicações econômicas para o município, prometendo se preparar para as dificuldades financeiras futuras. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e também contou com a posse de 21 vereadores e da vice-prefeita Cris Samorini.
Em Vila Velha, o prefeito Arnaldinho Borgo, reeleito com 79% dos votos válidos, tomou posse no Centro de Convenções em Taparica. Ele destacou o avanço da educação no município, com a construção de 21 novas escolas e a ampliação de escolas de tempo integral. O vice-prefeito Cael Linhares também foi empossado.
Na Serra, o prefeito Weverson Meirelles, juntamente com sua vice Gracimeri Gaviorno assumiram a gestão pela primeira vez, após ser eleito com 60% dos votos válidos. Ele se comprometeu a melhorar os serviços de saúde e educação, além de expandir o atendimento com novos centros de especialidades e melhorias no agendamento de consultas.
Além disso, o prefeito reeleito de Viana, Wanderson Bueno, com mais de 92% dos votos, anunciou a construção do primeiro hospital da cidade e mais escolas em tempo integral, como parte de seu plano para o próximo mandato.
Essas cerimônias representaram o início de um novo ciclo de gestão nas principais cidades da Grande Vitória, com foco em avanços e desafios para os próximos anos.
Por: Luciene Costa – Jornalista – ES – 01304/JP