Verão é tempo de praia, férias e diversão! Mas, nesse período é comum o surgimento da conjuntivite e tão comum nesta época porque, durante a estação, as pessoas ficam mais tempo ao ar livre, em contato maior com outras pessoas, facilitando a propagação do vírus.
Quais os tipos de conjuntivite?
A inflamação da conjuntiva pode ocorrer por infecção bacteriana ou viral:
- Conjuntivite viral
Ocorre mais no calor, pois a umidade do ar favorece a disseminação do vírus, conhecido como adenovírus. É o tipo mais comum e altamente contagiosa.
Praias e piscinas contaminadas também são formas importantes de transmissão, mas é importante ressaltar que, para ser infectado, é necessário o contato com o vírus, através de secreção ou por pertences pessoais de quem já está infectado, tais como óculos, maquiagem, toalha e uso prolongado de lentes de contato. Embora muitos acreditem, esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar.
- Conjuntivite bacteriana
Não tão comum quanto o tipo viral, porém pode ser mais perigosa. É transmitida através do contato direto com a bactéria. Portanto, se a pessoa encostar nos olhos ou em algum local contaminado, ela será infectada. A contaminação ocular com bactérias se dá por transmissão igual ao tipo viral.
- Reação alérgica
Conhecida como conjuntivite alérgica (sazonal), é causada por alergia a substâncias como ácaros, pólen ou perfumes em spray. Provoca vermelhidão e coceira, não sendo transmitida por contato.
- Irritação
Conhecido como conjuntivite irritativa ou tóxica, esse tipo ocorre quando o olho entra em contato com um agente químico, tais como shampoo, sabão, sabonetes, spray, água clorada, produtos de limpeza, venenos agrícolas, inseticida, poluição do ar e fumaça (cigarro). Em alguns casos, a irritação ocorre quando se esfrega o olho com um cílio solto dentro dele.
Bastante raro, esse tipo é muito perigoso. Se não tratado da forma correta, pode trazer sérias complicações para a visão.
- Fungos
Mais rara entre todos os tipos, a conjuntivite fúngica ocorre quando uma pessoa machuca os olhos com madeira. Por ser muito difícil de tratar, pode causar complicações severas na visão.