Saúde

Pneumologista faz recomendações com alta do Covid-19

A pneumologista Jessica Polese – que participou de estudo científico sobre o Covid-19 e suas sequelas em 2021 realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, tem acompanhando o aumento de casos do Covid-19 com as novas variantes que surgem em todo o mundo, e não diferente o aumento de casos no Espírito Santo. Para ela é preciso preservar os cuidados que foram tomados no auge da pandemia, como higiene, uso de máscaras e etiqueta respiratória. “Caso esteja com sintomas gripais, use máscara para evitar a propagação, mantenha o uso do álcool em gel, a etiqueta de se tossir ou espirrar, levar a mão à boca, e se possível ter um lenço ou papel em mãos, e para quem ainda não concluiu o esquema vacinal, termine”, afirma a médica.

Jessica explica que as variantes Delta e a Ômicron, foram estudadas de perto por cientistas e autoridades de saúde e geraram preocupação global devido à sua capacidade de mutação e impacto potencial na transmissão da doença. “Os sintomas são geralmente semelhantes aos da forma original da doença, incluindo febre, náusea, dificuldade respiratória, dor de garganta, fadiga”, conta.

Não podemos negligenciar a doença, e sempre temos que lembrar dos grupos de idosos, e que tem comorbidade e crianças. “São pessoas mais frágeis e que podem pegar a doença e ter um caso agravado”, afirma.

As vacinas oferecidas pelo SUS seguem seguras e eficazes contra as possíveis manifestações mais graves da doença. Em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pasta orienta a aplicação de uma dose de reforço da vacina bivalente para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.

Leia também