Nesta quarta-feira (10), o governo do estado anunciou o início da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032). O intuito é planejar ações e iniciativas que buscam alavancar o setor com políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agropecuária capixaba.
A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador em exercício e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, autoridades e de representantes das diversas cadeias produtivas do setor no Espírito Santo. Em sua fala, Ferraço lembrou que o PIB do agronegócio capixaba cresceu quase o dobro da média nacional nos últimos 20 anos.
“Isso se deve em muito ao planejamento feito pela PEDEAG, elaborado pela primeira vez em 2003. O Espírito Santo tem mais de 130 mil propriedades rurais, sendo a maior parte formada de pequenas propriedades rurais, mas que são grandes produtores que agregam inovação, tecnologia, sustentabilidade e qualidade”.
Durante o evento, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, pontuou as principais estratégias para o desenvolvimento das diretrizes para os próximos anos. Já o economista Orlando Caliman, do Instituto Futura, discorreu sobre a metodologia para a construção do PEDEAG 4.
“Vamos dialogar com as diversas cadeias produtivas da agropecuária capixaba com os objetivos de planejar e fomentar ações específicas e estabelecer as prioridades para os próximos anos, com o intuito de gerar os melhores resultados de produtividade, tendo como tema central a inovabilidade, ou seja, a sustentabilidade nos processos e a inovação e tecnologia caminhando juntas nas ações que serão estabelecidas”, disse Bergoli.
O PEDEAG é um Plano de Estado e tem como objetivo ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária do Espírito Santo, de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental.
Para o desenvolvimento do PEDEAG 4 – 2023/2032, coordenado pela Seag, serão realizados seminários temáticos para discussão com o público, visando estabelecer as metas e as prioridades para a Gestão do Governo do Estado 2023-2026, incorporando temas transversais contemporâneos, como a sustentabilidade, ESG (do inglês, sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), descarbonização, para o Horizonte de Planejamento – 2023/2032. Será disponibilizado ainda um ambiente virtual para contribuições via internet.
A metodologia proposta para a sua construção está dividida em três etapas: investigação de cenário, definição de estratégia e estruturação do ambiente. A previsão é de que o relatório final do PEDEAG 4 seja apresentado em seis meses.