O Pico da Bandeira, no Alto Caparaó, será o destino dos mais de 400 atletas de Estados como Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais que vão disputar a primeira etapa do Insanity Mountain, evento multiesportivo com modalidades de montanha. O mesmo será dividido em etapas, sendo esta a primeira a ser realizada, de 24 e 26 de março. As cidades capixabas de Serra e Castelo também vão ser contempladas no calendário oficial da competição.
As modalidades da competição de montanha são voltadas para atletas de vários níveis – de iniciante à alta performance. São três: Corrida Skyrunning, Kilometro Vertical (VK) e Mountain Bike (mtb).
A Corrida Skyrunning, ou corrida vertical, com subidas cuja inclinação mínima seja de 30%, teve cada distância pensada para um público específico: 6 km para os iniciantes em corrida e aos que fazem a transição das caminhadas em trilha para corrida; 12 km para aqueles que faz corrida de rua e em transição para trilha; 27 km para os mais experientes, já que tem um grau técnico alto e os 60 km é apenas para quem tem experiência técnica e vivência em montanha. Vale destacar que esta prova vai passar em três das 10 montanhas mais altas do Brasil. Esta prova vai abrir o Circuito Nacional de Skyrunning, que terá ainda etapas disputadas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Outra categoria do Insanity Mountain é o VK, ou Kilometro Vertical, uma prova técnica para atletas com preparo e experientes por ser uma prova que exige muito do atleta em um curto espaço de tempo, já que começa na base da montanha e termina no topo. “Ganha quem fizer a subida em menor tempo”, explica Ryan Rangel, organizador do evento. Já a Mountain Bike (mtb) consiste no mesmo padrão de provas internacionais, passando por trilhas e trechos de estradas, com subidas e descidas e dois percursos: o Sport, com 35k e o Pro, com 60k.
Para toda a família
Os competidores vão poder contar com a presença da família na torcida, já que o evento terá estrutura completa e atrações para acolher a todos, de playground a caminhada guiada, que vai proporcionar uma vivência em montanha para o mais diversificado público. “Nossa missão está em fomentar as práticas esportivas, revelar as belezas locais e contribuir para o fomento do turismo e cultura local, cidadania, inclusão social e qualidade de vida”, destaca Ryan Rangel.
Inscrições abertas
Atletas e entusiastas do esporte de montanha que quiserem participar do Insanity Mountain podem se inscrever, até o dia 17 de março, pelo link
Todos os competidores inscritos vão receber o kit de identificação, composto de camisa, número de peito e chip de cronometragem. Aqueles que completarem o percurso vão receber medalha finisher, os cinco primeiros lugares geral de cada competição vão ganhar troféus e os cinco primeiros lugares nas categorias de faixa etária serão contemplados com medalhas.
Sobre o Insanity Mountain
O evento nasceu em 2016, idealizado por profissionais especializados na prestação de serviços nas áreas de lazer, entretenimentos, esportes e atividades de aventura, que estão no mercado há quase duas décadas, atuando com com serviços de planejamento, produção, administração e logística de eventos.
Nesta edição do evento tem muitos capixabas no páreo, de cidades como Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Teresa, Alfredo Chaves, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, entre outras.