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Pesquisa inédita traça perfil de estudantes no ensino à distância

O Ensino à Distância (EAD) está crescendo de forma significativa no Brasil, com a adesão de mais de 2,5 milhões de estudantes nessa modalidade de ensino, segundo o Censo da Educação Superior.

Diante dessa revolução na forma de ensinar e aprender, os profissionais do JACAD (ERP de Gestão Acadêmica) utilizaram a tecnologia e conduziram uma pesquisa em mais de 24 estados brasileiros, envolvendo alunos com idades entre 18 e 68 anos – desde a graduação até o mestrado.

O estudo analisou o perfil dos alunos e suas preferências para auxiliar as Instituições de Ensino (IEs) a compreender de maneira mais profunda o mercado educacional atual. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) também fez parte da pesquisa por desempenhar um papel essencial no EAD.

Os resultados obtidos mostram que 47,3% dos estudantes priorizam a facilidade de acesso aos materiais disponibilizados pelos tutores, como vídeos, questionários, PDFs e podcasts. A interação com os tutores é considerada essencial por 45,3% dos alunos, pois acreditam que essa relação contribui significativamente para seu aprendizado e para o desenvolvimento de habilidades. Apenas 7,3% dos participantes consideram a interface, a aparência visual do AVA, um fator decisivo, demonstrando que o conteúdo e a comunicação são aspectos bem mais importantes para a maioria dos estudantes.

A pesquisa também aponta que 52% dos estudantes têm preferência por aulas gravadas, enquanto os demais veem vantagens nas aulas ao vivo, já que dizem assimilar melhor o conteúdo em tempo real.

Outro aspecto relevante observado na pesquisa é o papel da marca das IEs. Para 58% dos entrevistados, marcas conhecidas, com boa reputação e uma comunicação direcionada, são fatores que contribuem para uma percepção positiva, valorizando a experiência e incentivando a divulgação espontânea dos serviços.

O Estudo também apontou que a qualidade do ensino é considerada decisiva por 38% dos alunos, pois ajuda a inserção deste no mercado de trabalho, enquanto apenas 4% levam em conta o valor da mensalidade no momento da escolha da instituição.

“As conclusões da pesquisa de mercado sobre o perfil de consumo dos alunos no EAD trazem informações importantes para as IEs que desejam se destacar nesse cenário cada vez mais competitivo. Compreender as preferências e necessidades dos alunos permite que as instituições adaptem suas estratégias para oferecer uma experiência de aprendizado que garanta um maior engajamento e satisfação dos estudantes”, disse Leandro Scalabrin, CEO do Grupo SWA, o qual o JACAD faz parte, empresa realizadora do estudo.

Leandro Scalabrin, CEO do Grupo SWA

Confira dicas do especialista para um EAD eficiente, interativo e atraente:

  1. Tenha um AVA eficiente e atrativo: Para desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem que seja eficiente para alunos e corpo docente, e ainda, seja atrativo do ponto de vista da facilidade de uso e acesso, é importante utilizar recursos multimídia, material didático atualizado e interativo, que permitam uma fácil acessibilidade de professores e alunos.
  2. Uso de plataformas de ensino: Plataformas que permitem uma integração desde a prospecção de alunos até a confecção e aplicação de testes, que também integre as partes fiscais e contábeis, tornam-se essenciais para o crescimento dos negócios. Instituições que desejem maior eficiência e praticidade, certamente chegarão a esses resultados com a ajuda de plataformas como a JACAD, da SWA.
  3. Faça um marketing focado no seu público-alvo: Investir em marketing é fundamental para alcançar o público-alvo de forma eficiente, pois aumenta a visibilidade da marca e a destaca da concorrência. Marcar presença nas redes sociais também é uma necessidade atual, pois possibilita interações diretas, feedbacks instantâneos e a construção de uma comunidade engajada em torno da marca.
  4. Pratique preços coerentes: Uma gestão de preços eficiente também é essencial para garantir a sustentabilidade financeira do empreendimento, evita práticas prejudiciais e mantém um equilíbrio entre lucrar e atrair o cliente.

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