Entretenimento

Peça infantil capixaba na programação de festival de teatro, em Minas Gerais

A premiada peça ‘O livro mágico e a dança divertida’, primeira montagem infantil de Abel Santana, é uma das pré-selecionadas para integrar a programação do Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno, em Minas Gerais. O evento, que reúne espetáculos de várias partes do Brasil, vai acontecer entre os dias 30 de maio e 02 de junho.

Ao idealizar uma peça infantil, Abel Santana tinha como meta unir diversão e conhecimento, com a presença de personagens que povoam o imaginário do seu público-alvo. E esses três pilares norteiam ‘O livro mágico e a dança divertida’, que destaca a importância da leitura, bruxas que armam muitas trapalhadas para impedir que as crianças leiam, e assim, atrapalhar a sua criatividade e muitos diálogos divertidos, que envolvem o público em uma história cheia de emoção e gargalhadas.

Um dos objetivos de Abel Santana, que o texto e a direção da montagem, era circular com seu espetáculo Brasil afora, e, aos poucos, está conseguindo realizar esse desejo. “São João Nepomuceno é a segunda cidade mineira em que vamos apresentar a peça. Antes estivemos no Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta), onde vivemos muitas emoções”, revela o diretor.

*Premiações*
As emoções ao qual Abel Santana se refere estão relacionadas à recepção do público com a peça capixaba, ao intercâmbio com outras Companhias de Teatro e também aos prêmios conquistados no Fenta, que considerado o maior festival de teatro das cidades do interior do Brasil: melhor espetáculo infantil, melhor diretor (Abel Santana) e melhor iluminação (Danniel Machado), segundo lugar nas categorias de melhor atriz (Vânia Cunha), melhor atriz coadjuvante (Lina Carneiro), melhor ator (Danniel Machado), melhor cenário e melhor caracterização.

Leia também