Geral

‘Pátio Vista do Forte’ será inaugurado no 38ª Batalhão de Infantaria, na Prainha

O Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, na Prainha, ganha a partir desta quinta-feira, dia 11, um novo espaço de eventos e contemplação da bela paisagem da cidade capixaba, o ‘Pátio Vista do Forte ArcelorMittal’. A solenidade será às 17h30 horas com programação que inclui Premier com Arquitetos e Coquetel de Inauguração.

Utilizando o princípio de preservação do patrimônio histórico-cultural e requalificando seu uso, o projeto do Pátio foi concebido pelas arquitetas Natiele Dalbó e Patrícia Palhano, da Ecoar Arquitetura, vencedoras de concurso patrocinado pela ArcelorMittal para arquitetos e designers de interiores e de produtos, a famosa e concorrida maratona de criatividade Archathon do ano passado. O desafio era desenvolver uma cobertura para o pátio do Forte São Francisco Xavier da Barra.

A cobertura em estrutura metálica traz como principais materiais o aço e o vidro. Na cor branca para não afetar o cenário da edificação, a cobertura principal foi desenhada no formato de vela, remetendo às caravelas e demais embarcações marítimas, resgatando também a importância da Marinha brasileira, presente na história do 38º Batalhão de Infantaria, onde está sediado o Forte. “Essa obra é uma intervenção que faz parte do projeto de restauro e requalificação das instalações do Forte São Francisco Xavier da Barra, que funcionará como espaço cultural e o Pátio Vista do Forte é parte deste grande projeto”, conta as arquitetas.

Diversos elementos induzem a contemplação do entorno, como os espaços de estar e a própria cobertura visitável, acessível por escada ou elevador, que se faz como um mirante e intensifica os contatos visual e sensorial com os elementos naturais ao redor. Um guarda-corpo com altura de 1,10m proporciona segurança a todos que ali circularem. Diante do belo cenário da cidade, o visitante se sentirá envolvido pelos elementos naturais que o entorno proporciona e pela história contada através da arquitetura do Forte São Francisco Xavier da Barra. “Todos os elementos foram pensados com muito cuidado para que cada pessoa volte para casa com uma rica bagagem cultural e queira voltar novamente trazendo mais pessoas para conhecer esta importante arquitetura histórica capixaba”, comenta as arquitetas.

O projeto também propõe a restauração dos canhões e preservação das placas cronológicas existentes, que marcam datas importantes do Batalhão. Na história de defesa da pátria brasileira, contada pelo Forte São Francisco Xavier da Barra e pelo 38º Batalhão de Infantaria, nossa bandeira é símbolo indissociável, por isso, suas cores: verde, amarela, azul e branca, estão representadas no mobiliário e no paisagismo.

Toda a estrutura metálica foi desenvolvida com os produtos da ArcelorMittal, onde as arquitetas exploraram a diversas possibilidades de uso do aço. Por tratar-se de uma das construções mais antigas do Espírito Santo, com mais de 300 anos, todos os preceitos de preservação do patrimônio histórico foram considerados durante o desenvolvimento dos trabalhos de arquitetura, estruturas e fundações.

O projeto, orçado em R$ 2 milhões, foi submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultura do Exército, que participaram da elaboração do projeto para que não houvesse dano, prejuízo ou interferência no patrimônio. Além disso, a execução foi acompanhada por um arqueólogo.

Agendamento

O Forte São Francisco Xavier da Barra ficará aberto à visitação. O agendamento deve ser feito pelo e-mail comsoc@38bi.eb.mil.br ou uma mensagem via WhatsApp (27) 99984-1691, com pelo menos uma semana de antecedência, com data e horário desejados para a visitação, nome e documento de identificação de todos os visitantes. Não é cobrada nenhuma taxa. No local também poderá ser realizado eventos, exposições e outros encontros privados.

Reforma do Forte

Além de participar do projeto Pátio Vista do Forte, a ArcelorMittal também é parceira das obras de reforma do Forte São Francisco Xavier da Barra. Ao todo estão sendo instalados cinco ambientes, sendo duas salas permanentes para exposição (uma sobre a história do Forte e outra do Exército), uma sala para exposições temporárias de arte, uma cafeteria e a cobertura (Pátio Vista do Forte).

Leia também