Saúde

Palestra instrutiva sobre autismo

Cooperativa trouxe informações atualizadas e relevantes sobre o tema conforto educação para pais e cuidadores.

Em busca da promoção do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância do diagnóstico precoce, a Unimed Sul Capixaba realizou na última quinta-feira (11/04)  uma palestra para os pais dos clientes da unidade, com a psiquiatra Debora Senna, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e relevantes sobre o tema.

Através do Integrar (Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba), uma cooperativa oferece um espaço dedicado às intervenções de pacientes com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Com uma abordagem baseada na análise do comportamento aplicado, o Integrar atender crianças de todas as idades significativamente com atraso no neurodesenvolvimento, com ênfase na estimulação primária na primeira infância.

A jornalista Pammela Volpato, mãe do Gabriel, de dois anos e 10 meses, que há seis meses está sendo atendida na unidade Integrar, relata que o filho foi diagnosticado no espectro autista e chegou com atraso de fala, dificuldade de socialização, entre outros aspectos e, que nestes seis meses, o desenvolvimento dele foi muito grande e nítido. “Nós, da família, e da escola percebemos uma mudança de comportamento, o tanto que ele evoluiu. Está com um vocabulário grande, socializando melhor, frequenta a escola sem auxiliar, procura outras crianças para interagir, brincar”, comemora.

Ela ressaltou a importância do evento oferecido pela Unimed Sul Capixaba. “Procuramos o suporte para o nosso filho, e esquecemos um pouco da gente. Mas também precisamos de acolhimento, informação e orientação para saber como lidar com tudo isso. Acho que a chave é a conscientização, para falar mais sobre autismo, informar outras pessoas, saber nossos direitos e promover, cada vez, mais a inclusão.”

A diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo, contou sua satisfação com o serviço oferecido no Integrar e sua evolução juntamente com as famílias. “A Unimed está a cada dia tentando fazer o melhor com o Jeito de Cuidar, com humanização, cuidado e excelência. Mas a presença dos pais e mães, não somente no evento de hoje, mas acompanhando de perto o tratamento dos filhos, mostra que não é apenas uma terapia, mas também o envolvimento de cada família que faz toda a diferença.”

A psiquiatra Débora Sena realizou uma palestra externa aos pais, abordando os “Mitos no TEA e as angústias no cotidiano da família atípica”. Ela abordou os mitos da “cura”, do método único de tratamento, de tratamentos alternativos sem comprovação e estudos mostrados atualizados sobre o assunto.

“Precisamos dar à criança com TEA as ferramentas para ela se desenvolver, e comemorar cada avanço sem ficar fazendo comparações com outras crianças. Sabemos que uma família atípica enfrenta muitos desafios. São as angústias desde a acessibilidade do diagnóstico, a preocupação com o futuro, com a independência e autonomia do filho. Além disso, há os desafios de comunicação, de comportamento e os estigmas sobre uma criança. Nosso intuito é incentivar pais e mães a alinharem as expectativas e mostrar que é possível atenuar a sobrecarga emocional e física que muitos enfrentam”, completa a psiquiatra.

Leia também