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Operadora capixaba desenvolve programa de saúde mental para colaboradores

O contato diário com pessoas de diferentes personalidades para captação e retenção de clientes e a busca por produtividade faz parte do cotidiano de muitos profissionais, principalmente os da área Comercial. Essas atividades, no entanto, podem gerar certa tensão no ambiente de trabalho, gerando sintomas como estresse. Ciente desse cenário, a Loga, operadora capixaba de internet e TV, desenvolveu o Reconecta, um programa de prevenção e mapeamento de casos de adoecimento mental e oferta de suporte, orientação e escuta psicológica para os colaboradores.

Segundo Letícia Duarte, psicóloga e analista de Psicologia Organizacional da Loga, a iniciativa foi promovida após a identificação da necessidade de um espaço para acolhimento das demandas que afetam a saúde mental do profissional e, consequentemente, impactam o seu desempenho. A área Comercial foi a primeira a ser contemplada, mas a expectativa é, em breve, o programa contemplar toda a empresa.

“Muitas pessoas ainda sofrem os impactos da pandemia, mesmo depois de três anos. Foi um período que trouxe à tona a importância de cuidar da saúde mental. Por isso, nosso objetivo com o Reconecta é auxiliar na identificação de sintomas, desmistificar tabus e dúvidas sobre o tema e, quando necessário, sugerir serviços de atenção à saúde que possam ser utilizados conforme a necessidade. Queremos incentivar o autoconhecimento e auxiliar o profissional a lidar com seus desafios individuais e melhorar suas relações com familiares, amigos e colegas de trabalho”, explica.

O Reconecta é realizado em quatro etapas. A primeira consiste na apresentação do projeto e na aplicação de um questionário de inventário socioemocional com os colaboradores. A segunda é a abertura para atendimentos. Na terceira fase, os colaboradores se encontram em um ambiente privativo com a psicóloga da empresa. Cada profissional tem direito a até quatro encontros mensais de uma hora de duração cada. A última etapa é o acompanhamento desses atendimentos.

“Queremos praticar uma gestão humanizada de todos os nossos profissionais para oferecer o suporte necessário para que o colaborador desenvolva seu potencial ao máximo. Já tivemos resultados muito positivos com o programa. Os profissionais que aderiram afirmaram que foi um tempo fundamental para pensar sobre suas demandas e se conhecerem um pouco mais”, reforça Letícia.

A previsão é que o projeto seja expandido para todas as áreas da empresa nos próximos meses. O próximo setor que terá prioridade de atendimentos será o de Suporte do Cliente, que também é marcado por fatores estressores nas atividades do cotidiano.

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