Alunos de quase todo o país se inscreveram no Processo Seletivo do Instituto Ponte (IP) deste ano. Ao todo, 18 Estados têm concorrentes: além do Espírito Santo, participam estudantes do Ceará, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia e Distrito Federal.
A edição está com 1.684 inscritos, num aumento significativo em relação ao ano passado, quando 1.136 alunos entraram na disputa. Isso equivale a uma média de 21 candidatos para cada uma das 80 vagas ofertadas. Os cinco Estados com mais inscritos são Espírito Santo (714), Ceará (282), Pernambuco (271), Maranhão (252) e São Paulo (92).
Para a fundadora e diretora da entidade, Bartira Almeida, a ampla participação de alunos de todo o país demonstra o alcance nacional e a relevância do trabalho da ONG capixaba. Também reforça a busca da entidade por ampliar sua atuação e seu impacto em todo o território nacional. “Estamos preparando talentos para o Brasil e seguindo nossa meta: expandir o atendimento e trabalhar com o propósito de sermos a ponte para a ascensão social em uma geração, por meio da educação de qualidade, para jovens em vulnerabilidade social”, afirmou.
Atualmente, o IP conta com 279 alunos em oitos Estados: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Para este ano, a meta é finalizar com mais de 330 alunos.