Cultura Entretenimento

“O Poder Secreto da Arte”: Explorando os Caminhos entre o Erudito e o Popular

‘Erudito e popular: caminhos e conversas’. Este é o tema de estreia do podcast “O Poder Secreto da Arte”, apresentado por Elaine Rowena e Hariton Nathanailidis, que vai ao ar no canal da Sonatha no YouTube (https://www.youtube.com/sonathapm), nesta quinta-feira (27), às 19 horas. Os maestros Helder Trefzger, Walter Bacildo e Sanny Souza são os convidados inaugurais deste novo projeto cultural.

Em um bate-papo descontraído, os convidados falam sobre a diversidade musical, a integração entre o erudito e o popular, e os estigmas enfrentados ao tentar unir diferentes gêneros musicais. Reverenciados em suas atuações, Helder Trefzger, Walter Bacildo e Sanny Souza compartilham histórias de suas trajetórias profissionais, proporcionando ao público um olhar íntimo sobre suas carreiras e paixões musicais.

“O Poder Secreto da Arte” oferece uma visão ampla da arte em todas as suas formas e propõe um mergulho em conversas fascinantes. O podcast busca descobrir e redescobrir talentos, lançando um olhar renovado sobre a criatividade humana. Ao longo do ano, o programa receberá grandes nomes da cena cultural capixaba, que compartilharão vivências, curiosidades e ajudarão a resgatar momentos memoráveis que narram a rica história da cultura do Espírito Santo.

O podcast é dividido em sete episódios:

  1. ‘Do Pensamento à Palavra’
  2. ‘Feminices em Azul e Rosa’
  3. ‘Erudito e popular: caminhos e conversas’
  4. ‘Capixabando na História’
  5. ‘Produzindo Sons e Incentivando Dons’
  6. ‘Subo Neste Palco’
  7. ‘Das Estradas e Chegadas’

A cada mês, um novo episódio será lançado, com duração de cerca de uma hora cada.

“O Poder Secreto da Arte” está sendo gravado em Vitória, sob a batuta da equipe da Nelson Filmes, garantindo uma produção de alta qualidade e uma experiência envolvente para os ouvintes.

Para acompanhar as conversas e mergulhar nesse universo artístico, basta acessar o canal da Sonatha no YouTube e assistir ao primeiro episódio nesta quinta-feira, às 19 horas. Não perca a oportunidade de explorar os caminhos entre o erudito e o popular e descobrir o poder secreto da arte.

Link para o canal: Sonatha no YouTube

Os convidados do 1º episódio

Helder Trefzger é o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES). Estudou em algumas das principais universidades brasileiras e teve aulas complementares com professores de renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy – Istituzione Sinfonica di Roma. Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, da Orquestra Artave (Portugal), a Sinfônica de Monterrey (México), a Philharmonia Kalisca, Czestochowa Philharmonia e Filharmonia Opolska (Polônia), entre outras.

Walter Bacildo é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica do Instituto Federal do Espírito Santo. Iniciou, em 2003, sua atuação como regente de grupos corais, de música de câmara e orquestrais e, desde então, tem participado de palestras, cursos e festivais. Durante este período, se especializou no segmento de orquestras de formação, desenvolvendo ações socioculturais e educacionais em parcerias com empresas privadas, como ArcelorMittal, Petrobras, Minute Maid Mais, Unimed, e instituições públicas e do terceiro setor. Participa da classe de regência do maestro Claude Brendel (França / Áustria), e, em julho de 2023, foi condecorado como Regente Destaque na Academia de Regência e Prática Orquestral Claude Brendel, realizada em Brasília. DF. Realiza estudos regulares de prática interpretativa na classe de regência do maestro peruano Fernando Ortiz de Villate.

Já Sanny Souza é Maestro Assistente da OSES desde junho de 2023.  Atuou como Regente na FAMES com os grupos Sinfônica da FAMES (OSFA), Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Popular de Câmara e Coro Sinfônico, grupo do qual foi o Maestro Fundador, e o dirigiu de 2007 a 2023. Foi Maestro da Orquestra Jovem Vale Música; Regente do Coro da Petrobras (UN – ES) por 10 anos e Maestro fundador do Coro Vox Victoria.

Leia também