Cidade educação

“O poder do conhecimento na era da IA” é o tema da Jornada Científica e Cultural FAESA começa nesta terça-feira (16)

A FAESA deu início, nesta terça-feira (16), à 24ª edição da Jornada Científica e Cultural, o maior evento acadêmico do Espírito Santo. Até o dia 28 de outubro, estudantes, professores, profissionais e comunidade terão acesso a uma programação diversificada, com palestras, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e culturais, além de atividades de integração e inovação. A maior parte das atividades é gratuita, aberta ao público e com emissão de certificado para os participantes.

Com o tema “O poder do conhecimento na era da IA”, a Jornada deste ano convida a refletir sobre as transformações trazidas pela Inteligência Artificial e pelo conceito de Mercado 5.0. Os debates abordarão o impacto dessas mudanças na economia, nas profissões e nas novas competências exigidas para o futuro do trabalho.

A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira (16), às 18h30, com a palestra do saxofonista Marcelo Coelho, do projeto Jazz Corporativo. Conhecido por sua abordagem inovadora sobre liderança, colaboração e criatividade, Coelho usa o jazz como metáfora para inspirar equipes a adotar mentalidades ágeis e criativas. Ao lado reitor da FAESA, Alexandre Nunes Theodoro, da pró-reitora Carla Letícia Alvarenga Leite e do coordenador de Pesquisa e Extensão, Lucas Zanchetta Passamani, ele discutirá como os profissionais podem se preparar para os avanços da IA.

A programação será realizada nos campi da FAESA em Vitória e nas unidades de Cariacica, onde é ofertado o curso de Medicina, e de Linhares, que abriga o curso de Agronomia. Entre os destaques estão o Radar de Talentos, vitrine para empresas que buscam novos profissionais; o Hack FAESA, hackathon universitário de programação; e a Maratona Agro, que incentiva a criação de soluções inovadoras para o setor agrícola.

De acordo com Lucas Zanchetta Passamani, gestor do Centro de Inovação, Pesquisa e Extensão da FAESA, o evento fortalece a integração entre academia, mercado e sociedade. “Com 24 anos de história, a Jornada é uma tradição no calendário acadêmico da FAESA e do Espírito Santo. Nosso objetivo é oportunizar a produção e divulgação do conhecimento científico, tecnológico e inovador por meio de vivências práticas e trocas de experiências entre estudantes, profissionais, instituições e a sociedade civil”, afirma.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis em https://crmeducacionallp.crmeducacional.com/LP/faesa/jornada-cientifica-FAESA.

Leia também