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O ministro dos Portos e Aeroportos é o primeiro a visitar o ES

Governador Casagrande e ministro Márcio França visitam Aeroporto de Vitória

Governador Casagrande e ministro Márcio França visitam Aeroporto de Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, recebeu o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, na manhã desta segunda-feira (13).

A primeira agenda do dia foi uma visita ao Aeroporto de Vitória, guiada por diretores da Zurich Airport. Na sequência, Casagrande e Márcio França seguem para uma visita ao Porto de Capuaba.

 

Governador Casagrande e ministro Márcio França visitam Porto de Capuaba

Governador Casagrande e ministro Márcio França visitam Porto de Capuaba

Dando sequência à agenda no Estado, o governador Renato Casagrande e o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, visitaram o Porto de Capuaba, em Vila Velha, na manhã desta segunda-feira (13). O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também acompanhou a agenda.

No local, a comitiva foi recebida por diretores do Porto Vitória que apresentaram os planos de expansão do terminal.

 

 

Governador e ministro Márcio França participam de assinatura de memorando para expansão do Porto de Vitória

Governador e ministro Márcio França participam de assinatura de memorando para expansão do Porto de Vitória

VLI e Codesa assinaram memorando de entendimento no Palácio Anchieta

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, participaram da assinatura do memorando de entendimento entre VLI e Porto Vitória, para expansão do terminal portuário, nesta segunda-feira (13), no Palácio Anchieta.

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

Participaram do evento, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; os deputados federais Josias Da Vitória, Paulo Foletto e Dr. Victor Linhalis; os deputados estaduais Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa, Denninho Silva, João Coser e Tyago Hoffmann; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o diretor-presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle e CEO interino da VLI, Fabio Marchiori.

Outras agendas: Na parte da tarde, a comitiva seguiu para uma visita ao Porto da Imetame, em Aracruz, e em seguida, será realizada uma visita ao Aeroporto de Linhares, onde será feito o atendimento à imprensa presente.

 

Governador Casagrande e ministro Márcio França visitam Imetame, em Aracruz

Durante a visita, o ministro Márcio França colocou uma pedra no pier Leste, do Porto da Imetame.

 

 

 

 

 

Ministro visita obras do terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Linhares

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, realizaram, nesta segunda-feira (13), um sobrevoo e uma visita às obras do terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Linhares. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), está realizando a reforma e ampliação do equipamento, com investimento de cerca de R$ 3 milhões. Além desse compromisso, o ministro cumpriu uma extensa agenda no Espírito Santo.

A comitiva visitou o Aeroporto de Vitória, o Porto de Capuaba e a área portuária de uma empresa em Aracruz, além de solenidade no Palácio Anchieta. Na sede do Executivo Estadual, os gestores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e da VLI – companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais – assinaram Memorando de Entendimento para viabilidade da expansão do Porto de Vitória, com investimentos em ferrovia e terminais na ordem de R$ 200 milhões.

“É com grande alegria que recebemos o ministro Márcio França. Todos sabem do potencial logístico do Espírito Santo e estamos investindo forte para que nosso tornemos uma porta de entrada e saída do Brasil para o mundo.  Visitamos o Porto de Vitória, o Porto da Imetame, em Aracruz, o Aeroporto de Vitória e o Aeroporto de Linhares, que recebe recursos importantes do Governo do Estado e parte do Governo Federal. Estamos fazendo o terminal de passageiros que deve ficar pronto em março, quando esperamos o ministro novamente no Estado para a inauguração”, afirmou Casagrande.

Em Linhares, a comitiva teve a presença do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio  Damasceno, que destacou o fortalecimento da infraestrutura logística do norte capixaba com o restante do País. A nova pista do Aeroporto de Linhares tem 1.860 metros de extensão e é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal. No total, o Executivo Estadual investiu cerca de R$ 45 milhões e a contrapartida do Governo Federal foi de R$ 18 milhões.

“Além de realizar as obras da nova pista do Aeroporto de Regional de Linhares, concluída em 2021, estamos fazendo melhorias no terminal de passageiros. O ministro e toda equipe puderam ver de perto o andamento do trabalho, que está avançado, e resultará em um terminal de passageiros amplo e confortável. O norte do Estado tem agora capacidade de receber aviões de porte comercial o que contribui, ainda mais, com o desenvolvimento da região”, pontuou o secretário.

O ministro de Portos e Aeroportos falou sobre a possibilidade do terminal linharense ser concedido à iniciativa privada, bem como ser administrado pela empresa pública federal do setor.

“Viemos ver o potencial logístico do Espírito Santo e o Aeroporto de Linhares, que está quase pronto, conta com uma pista grande e bem servida. O presidente Lula pediu que escolhêssemos 100 aeroportos novos para fazer voos de carreira e estamos conversando com as empresas para que possam fazer voos low cost (termo em inglês para voos de baixo custo) e este aeroporto é o que parece que está mais perto de ficar pronto. Somente 10% da população brasileira voa de avião e para baratear precisamos ter mais voos e aeroportos regionais. O Espírito Santo tem o privilégio de ter um dos melhores governadores do Brasil e muito bem articulado”, disse França.

Visitas técnicas e assinatura de memorando

A agenda oficial do ministro no Espírito Santo contou com visitas técnicas no Aeroporto Internacional de Vitória, no Cais de Capuaba, em Vila Velha, e no Porto da Imetame, em Aracruz. O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também fez parte da comitiva.

Ferraço ressaltou a vocação histórica do Estado para o comércio exterior, tanto para importação quanto para exportação, sendo a estrutura portuária muito relevante para o desenvolvimento econômico. “Vivemos um momento positivo, porque vemos ao Sul nascer o Porto Central, em Presidente Kennedy, que será uma importante âncora para o desenvolvimento do sul capixaba. Na Grande Vitória, temos a nova Codesa, que foi recentemente concedida, e por certo, este termo de compromisso assinado hoje trata-se de uma nova experiência na realidade portuária brasileira”, afirmou.

Os estudos a serem realizados pela VLI e pela Codesa contemplam a análise de capacidades necessárias a acomodar a matriz de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória, bem como ramais internos à poligonal do terminal, capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão.

 

VLI e Codesa assinam memorando de entendimento para expansão do Porto de Vitória
A VLI – companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais – e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) assinaram, nesta segunda-feira (13), memorando de entendimento para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local. O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

“A VLI vê nesta ocasião mais uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da infraestrutura logística do Espírito Santo e para um atendimento ainda mais amplo aos clientes que movimentam cargas em no sistema portuário do Estado. Como uma companhia de logística multimodal, a VLI tem nos portos um elo estratégico e complementar na sua cadeia. Nesse sentido, o Porto de Vitória é mais um parceiro portuário importante para VLI. Uma integração entre a ferrovia e o porto mais eficiente cria capacidade para o incremento de volumes que serão gerados com a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da companhia.

O diretor-presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle, afirma que a assinatura do memorando é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária.

“O Porto de Vitória possui uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil. Estamos prontos para oferecer soluções com alta performance, eficiência e tecnologia de ponta, proporcionando mais qualidade e segurança para alavancar os resultados de nossos parceiros.”

Os estudos a serem realizados pela VLI e pela Codesa contemplam a análise de capacidades necessárias a acomodar a matriz de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória, bem como ramais internos à poligonal do terminal, capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão.

 

 

 

O estudo estima um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. Para dar vazão a este aumento de volumes transportados, a VLI também analisará oportunamente a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.

Ferrovia Centro-Atlântica
A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre o Porto de Vitória
O Porto de Vitória atua como um elo logístico eficiente e um relevante indutor no desenvolvimento, gerando riquezas com responsabilidade socioambiental. Pioneirismo, experiência e inovação fazem parte de sua história, sendo o primeiro e único porto sob gestão privada no Brasil. Em uma localização privilegiada na costa brasileira, o complexo contempla os terminais de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, no Espírito Santo. Com eficiência, qualidade e segurança, o Porto de Vitória reúne tecnologia de ponta e alta performance para impulsionar os resultados e o desenvolvimento socioeconômico.

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