Eventos

Novos talentos vão apresentar Festival de esquetes em Vitória

Trinta estudantes de teatro vão apresentar 15 espetáculos, neste sábado (19), na Sala Abel Santana

Nas aulas os alunos criam cenas excelentes e que a vontade de apresentar esse material ao público foi o pontapé para a idealização de um festival. 

Estudantes da Oficina de Atores Abel Santana vão apresentar ao público todo o aprendizado das aulas teóricas e práticas no “Festival de Esquetes”, que acontece neste sábado (19), às 19h30, em Vitória. Em cena, 30 atores de faixas etárias diferentes vão estrelar esquetes com temas variados – do drama à comédia.

O ator e diretor Abel Santana explica que nas aulas os alunos criam cenas excelentes e que a vontade de apresentar esse material ao público foi o pontapé para a idealização de um festival. São roteiros autorais, criados a partir do estímulo nas aulas, de forma colaborativa e individual.

Abel Santana destaca que o palco é o caminho natural na vida profissional do ator e que o formato do Festival de Esquetes é uma forma pensada para que os estudantes de teatro coloquem em prática todos os saberes adquiridos no decorrer do curso.

Vão se apresentar atores iniciantes e também alguns que já têm intimidade com os palcos, como Vânia Cunha, Delza Marim e Danilo Theml, alunos veteranos da Oficina de Atores e que já estrelaram produções teatrais e webséries. “O palco é o ápice de tudo, mas essa vivência da criação do texto, do pensar no figurino, na estética do que vai apresentar é muito enriquecedora. O frio na barriga que se sente nos bastidores é uma experiência e tanto, independente do tempo da pessoa na vida artística”, declara.

Outro ponto observado por Abel Santana é o contato dos atores com o público. “O encarar a plateia e perceber a reação das pessoas ao que está sendo apresentado faz parte desse processo de evolução”, explica.

Peças de curta duração

Esquetes são peças de curta duração. No Festival vão ser apresentadas 15 cenas, com dois atores no palco e duração de até cinco minutos cada.

Entre as esquetes apresentadas estão “Invasão à domicílio”, “Minha avó tá maluca”, “Festa do Pijama”, “Show de hipnose” e “Transição de carreira”. “Todo o processo de trabalho foi realizado pelos alunos – da dramaturgia aos figurinos. Estamos estimulando o aluno a escrever e se desenvolver como artista. As cenas estão realmente muito interessantes”, diz Abel Santana.

Leia também