A Novo Império abriu o desfile das escolas do Grupo Especial neste sábado (3). Com o enredo “Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba”, a escola do bairro Caratoíra levantou o público do Sambão do Povo, que cantou junto com a escola até depois do fim do desfile.
Em pouco mais de uma hora, a Novo Império homenageou o município de Barra de São Francisco, no extremo norte do estado – sua história, fauna, flora, os indígenas botocudos, o povo e o futuro promissor do município.
O termo “sentinela”, cravado no enredo, representa a valentia e bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado, um conflito entre capixabas e mineiros pela região do Constestado, na divisa entre o ES e Minas Gerais.
A escola trouxe a religiosidade do povo capixaba, com referências a Santo Antônio e Nossa Senhora da Penha. Destaque para o carro que fez alusão à Guerra dos Contestado, com canhões que soltavam serpentinas.
A escola, que tem em seu pavilhão as mesmas cores da bandeira do Espírito Santa, tenta o seu oitavo título. A última conquista foi em 2022, com o enredo “Santo Antônio, Olhai por Nós”. No Carnaval de Vitória 2024, a escola, fundada em 1956, trouxe 1600 componentes, três alegorias e 20 alas para a avenida.
Fotos de BRUNO LINO