Cidade

Municípios Destaques em Transparência 2025

Municípios capixabas serão destaque em evento que apresenta Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025

Os municípios do Espírito Santo que mais se destacaram em transparência e governança pública serão anunciados nesta quarta-feira (10), durante o lançamento oficial do Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2025. A iniciativa é promovida pelo Espírito Santo em Ação, com apoio da Transparência Capixaba, em um evento on-line que reunirá gestores, especialistas e representantes da sociedade civil.

Criado em 2023, o Selo reconhece administrações municipais que se sobressaíram na percepção da sociedade quanto à clareza, responsabilidade e qualidade da gestão pública. A certificação é dividida em quatro categorias — Diamante, Ouro, Prata e Bronze — e tem como base os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado em outubro deste ano.

Para participar, os municípios precisam ter alcançado classificação “Ótima”, com nota superior a 80 pontos no índice, cuja metodologia segue padrões da Transparência Internacional – Brasil. A lista completa do desempenho das cidades capixabas está disponível no portal oficial da Transparência Internacional.

A avaliação para concessão do Selo considera três critérios essenciais:

  • Pontuação obtida no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025;

  • Assinatura do Termo de Compromisso com a Transparência e Governança Pública;

  • Cumprimento das recomendações do Guia de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto Governo Aberto.

Segundo o diretor de Gestão Pública do Espírito Santo em Ação, André Brito, o Selo se consolidou como uma ferramenta importante para incentivar boas práticas na administração municipal.

“Mais uma vez, vamos reconhecer os municípios capixabas que se destacam pela qualidade da transparência e da governança pública. Essa é uma oportunidade de valorizar os esforços realizados pelas gestões municipais sob a ótica do cidadão e da cidadania, fortalecendo a cultura da transparência e estimulando a melhoria contínua da prestação de serviços pelas administrações públicas”, destacou.

Leia também