No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, não poderia faltar um evento voltado exclusivamente para elas e com foco no protagonismo feminino no mundo dos negócios. Então, dia 30 de março acontece mais uma edição do maior evento de empreendedorismo feminino do Espírito Santo, a 9ª Tarde de Negócios das Mulheres Empreendedoras ES, que promete reunir mais de 200 participantes de diversos segmentos, de pequenos e grandes empresas, mulheres autônomas, e aquelas que querem montar um negócio. O encontro acontecerá no Coco Bambu, no Shopping Praia da Costa, a partir das 17h30, e as inscrições já estão abertas.
A programação imersiva desta edição terá como uma das palestrantes a consultora de imagem e estilo Iara Quaresma, que abordará o tema “O poder magnético da imagem feminina”. “O conteúdo programático envolve ferramentas técnicas para posicionar mulheres líderes com autoconfiança, prósperas e protagonistas da própria história”, explica a especialista.
Quem também vai palestrar é Raquel Rampon, jornalista, especialista em Marketing, Branding e Inteligência Empresarial, com mais de 15 anos de experiência no mercado de comunicação, atualmente Diretora-Executiva e sócia de umas das agências mais tradicionais e premiadas do mercado, a Prisma Inteligência de Marketing. A comunicadora vai debater sobre a importância do posicionamento de marca para impulsionar seus negócios.
A organizadora do evento e idealizadora do grupo Mulheres Empreendedoras ES, a empresária Liliane Porto, destaca que o evento é uma oportunidade de conhecer empreendedoras de todo o estado, que têm a chance de apresentar seus negócios, criar uma rede de contatos, estabelecer laços profissionais e trocar experiências que agreguem a seus empreendimentos, além de consumir ainda mais conhecimento com os conteúdos ministrados pelos palestrantes convidados.
Dados: Mulheres à frente dos negócios
O empreendedorismo feminino tem crescido significativamente desde o início da pandemia. Segundo dados publicados pelo LinkedIn, em comparação com o ano de 2019, em 2020 houve um aumento de 41% no número de mulheres donas de seus próprios negócios, enquanto entre o público masculino subiu apenas 22%. O levantamento diz ainda que a busca pela flexibilidade e a necessidade de intensificarem a divisão entre as jornadas profissional e pessoal foram decisivas para essa mudança de paradigma.
Liliane Porto, que realizou a primeira edição do encontro das mulheres empreendedoras ainda no começo da pandemia, reforça a tese de que esse foi um momento ainda mais desafiador para o público feminino, uma necessidade de se reinventarem. “E foi por isso que criei o grupo Mulheres Empreendedoras ES para criar uma rede de network para que elas pudessem se ajudar. Mas a demanda cresceu, o network deu mais que certo, e então vimos a necessidade de nos conectar pessoalmente também, e assim surgiu o evento Tarde de Negócios, que chega à sua 9ª edição gerando muitos negócios, conhecimento, motivação para elas e muito mais. Empreender não é fácil, exige muito planejamento, dedicação, entretanto, vendo e ouvindo experiências ao redor, adquirindo conhecimento com especialista em diferentes assuntos, e com muita força e garra, o caminho fica mais fácil para alcançar os objetivos”, completa a organizadora do evento.