Economia Geral

Mulher troca área comercial por produção de itens artesanais

Dia do artesão: mulher troca área comercial por produção de itens artesanais e comemora seu sucesso profissional

O Elo7, marketplace de produtos especiais e criativos, oferece oportunidades para artesãos de todo o Brasil venderem os seus produtos

Todos nós já compramos  algum produto que passou pelas mãos de um artesão. A arte que exige mãos dedicadas e olhares atentos é celebrada no Brasil, em homenagem a São José, o padroeiro da categoria, no dia 19 de março. Segundo dados do IBGE de 2019, o setor movimenta cerca de 50 bilhões por ano no país e é fonte de renda para aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Para se manter nesse mercado e atrair mais clientes, os pequenos e médios empreendedores precisam inovar, oferecendo um bom atendimento e preços atrativos. A trajetória de Fabiana Rossa mostra como é possível trabalhar nessa área e ter sucesso. A artesã, que trabalhou por mais de dez anos na área comercial de bancos e de grandes empresas, decidiu mudar de rota há 8 anos e investir na produção de itens feitos à mão. “Sempre me dei bem com atividades manuais, na época da escola, por exemplo, gostava muito de pintar. Eu aprendi sozinha a fazer a cartonagem, que é uma técnica de artesanato usando papelão, cola e tecido. Hoje não me vejo sem fazer isso. O meu trabalho é uma terapia, porque iria parar de fazer?”, relata.

A artista, que vende seus itens no Elo7, marketplace de produtos especiais e autorais, conta que durante a pandemia percebeu como a venda das suas peças fazia diferença nas contas de casa. “Na pandemia consegui enxergar o quanto o artesanato era importante, meu marido ficou sem trabalhar por um tempo e eu consegui assumir as contas. Hoje se eu parar de fazer o que faço, com certeza fará falta em nosso orçamento”. Fabiana ainda reforça que gosta de produzir suas peças do começo ao fim para garantir a qualidade dos  produtos e que alguns de seus clientes estão há mais de 5 anos comprando com ela.

Para ela, o marketplace ajuda diretamente os artistas que fazem esse trabalho. “Eu não pretendo sair do Elo7. É muito vantajoso ter uma marca com essa reputação fazendo a nossa propaganda. Eu tenho o link que sempre mando para os clientes e isso traz mais credibilidade”, finaliza.

Hoje o Elo7 possui mais de 9 milhões de itens separados em diferentes categorias. Do número total de vendedores da plataforma, 83% são mulheres, além disso, 53% dos colaboradores da marca se identificam com o gênero feminino.

Leia também