No próximo dia 20 de novembro é celebrado, em todo Brasil, o Dia da Consciência Negra. Para comemorar, a coordenação do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), que completou 30 anos em 2023, preparou uma programação especial: o projeto “Novembro Negro no Mucane”, que vai acontecer do próximo sábado (4) até o dia 30 de novembro.
Entre as atividades culturais estão: oficinas, aulões populares, encontro de capoeira, apresentações artísticas, dança, ensaio de bloco e shows musicais.
A proposta é que escolas, pessoas atendidas nos equipamentos públicos, movimentos sociais e negros protagonizem as atividades.
“A organização será conjunta e envolverá os coletivos, instituições e parceiros que já utilizam e frequentam o Mucane”, explica o coordenador da instituição, Jocelino Júnior.
A abertura da programação do mês vai acontecer neste sábado (4), bem cedinho, às 7 horas, com o aulão do cursinho popular de pré-Enem “Tereza de Benguela”, no auditório da instituição. A seguir, será realizada uma plenária estadual da Unegro até, às 16 horas, quando tem início o ensaio do bloco Afrokizomba, fechando o primeiro dia de programação.
O Mucane, um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Vitória, tem como objetivo principal elaborar atividades que tragam alusão à história, à memória e ao contexto atual da população negra na capital e no Brasil.
Exposição
Durante todo o “Novembro Negro no Mucane”, a exposição “Protocolos para a (des)construçlão do corpo” segue aberta a visitações na galeria de arte da instituição, assim como a exposição de fotografias de personalidades negras do cenário cultural e do cotidiano da cidade de Vitória.
Confira a programação completa clicando aqui.