Economia

MRS Logística Sinaliza Interesse em Implantar Ferrovia EF-118 entre Espírito Santo e Rio de Janeiro

A MRS Logística, uma das principais operadoras ferroviárias do Brasil, demonstrou interesse em investir na construção da Ferrovia EF-118, um projeto que promete ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante o Seminário Infraestrutura e Logística – Espírito Santo como solução logística para o Brasil, evento organizado pelo LIDE ES, que ocorreu nesta terça-feira (18), em Vitória. O seminário reuniu autoridades, empresários e especialistas do setor logístico para discutir os principais projetos de infraestrutura para o estado.

De acordo com Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, o projeto da EF-118 já passou por audiências públicas e aguarda uma análise final do Tribunal de Contas da União (TCU). A MRS Logística, que já administra uma vasta malha ferroviária no Brasil, com mais de 1.600 km de extensão, demonstrou interesse em participar do leilão para a construção da ferrovia, que será realizada do zero. “Este modelo de implantação de ferrovias é inédito no Brasil. A iniciativa privada será responsável pela construção de uma ferrovia greenfield, ou seja, uma obra construída desde o início, sem infraestrutura pré-existente”, destacou Ribeiro.

Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, atualizou os presentes sobre o andamento do projeto, informando que o edital do leilão deverá ser enviado ao TCU no terceiro trimestre de 2024. Se aprovado, o leilão deve ocorrer no primeiro trimestre de 2026. “A EF-118 é o projeto mais avançado em termos de ferrovias no Brasil”, afirmou Baumgartner.

O seminário foi conduzido pelo presidente do LIDE ES, Thiago Santos, e contou com a mediação de Rodrigo Vilaça, Head LIDE Transportes e conselheiro de Infraestrutura da Fiesp, que coordenou uma mesa redonda sobre o futuro das ferrovias no país. Santos afirmou que o LIDE ES está empenhado em proporcionar aos seus membros um espaço estratégico para debates sobre os grandes projetos logísticos e de infraestrutura que influenciam o futuro econômico do Brasil.

O evento também teve a participação do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que ressaltou a importância da EF-118, especialmente do ramal Anchieta-Presidente Kennedy. Ferraço destacou a necessidade de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a urgência na aceleração dos prazos para o cumprimento dessas ações.

Os secretários estaduais Sérgio Vidigal, de Desenvolvimento, e Fábio Damasceno, de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, reforçaram o compromisso do estado com investimentos em infraestrutura, incluindo a modernização de aeroportos e rodovias, além de projetos como o Parklog, que visa aumentar a eficiência dos portos capixabas. Contudo, ambos enfatizaram a necessidade de ampliação dos investimentos em ferrovias para melhorar a logística no estado e superar desafios nas rodovias estaduais.

O seminário também foi uma oportunidade para destacar o potencial dos portos capixabas. Representantes de terminais como Imetame, TVV/Log-In, Vports e Porto Central apresentaram os projetos de expansão e os investimentos em andamento. Gustavo Paixão, diretor da TVV/Log-In, falou sobre a ampliação do terminal, que foi o segundo no mundo a receber veículos elétricos chineses em 2023, com perspectivas positivas para 2024.

Além disso, Gilson Pereira, CEO da Imetame Logística Porto, anunciou a aprovação do governo federal para a mudança de localização da Zona de Processamento para Exportação (ZPE) de Aracruz, que agora ficará mais próxima dos portos, facilitando a logística de exportação. Fabrício Cardoso, fundador do Porto Central, destacou a relevância da ferrovia EF-118, além de outro projeto ferroviário importante: a ferrovia ES-352, que conectará o Porto Central a Minas Gerais e Goiás, com potencial de expansão até Mato Grosso. Este projeto visa fortalecer a integração logística, especialmente no escoamento de commodities como grãos e minérios.

Fundado em 2003, o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) é uma organização que promove a integração entre empresas e entidades privadas por meio de debates, fóruns de negócios e outras iniciativas. O LIDE ES, inaugurado em dezembro de 2024, tem sido um importante espaço para discutir temas estratégicos, como a infraestrutura logística do Espírito Santo e do Brasil.

O presidente da Findes e conselheiro do LIDE ES, Paulo Baraona, enfatizou que o Espírito Santo já é um destaque no cenário logístico nacional, com seu complexo portuário e ambiente favorável aos negócios. “A integração logística é o melhor caminho não apenas para o Espírito Santo, mas para o Brasil”, afirmou Baraona.

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