Geral

MPES recebe mais de 100 manifestações e denúncias relativas aos atos criminosos em Brasília

Atos terroristas contra Congresso, Planalto e STF — Foto: REUTERS/Adriano Machado O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Ouvidoria, informa que recebeu mais de 100 manifestações nas últimas 48 horas referentes aos atos antidemocráticos e criminosos verificados em Brasília no domingo (08/01). Com base nessas denúncias e demais apurações, o MPES faz o levantamento de pessoas do Espírito Santo envolvidas nos ataques. Os nomes são remetidos para autoridades de Brasília, que conduzem procedimentos relacionados a esses eventos. Em paralelo, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deve utilizar os dados como provas, para a responsabilização dos envolvidos em âmbito estadual.

As denúncias que chegaram até o momento dão conta de pessoas que participaram efetivamente dos atos de destruição verificados na capital federal. Trazem endereço, nome, fotos e postagens nas redes sociais. Também apontam financiadores e patrocinadores das viagens, com o fretamento de ônibus para Brasília.

O MPES continua recebendo denúncias, por meio dos seguintes canais: http://ouvidoria.mpes.mp.br; telefone 127 (seg. a sex., das 12h às 18h); e-mail ouvidoria@mpes.mp.br; e aplicativo MPES Cidadão (disponível para iOS e Android). Os registros devem ser feitos com a maior quantidade de informações e detalhes possíveis, para auxiliar na apuração e esclarecimento dos fatos.

Leia também