Cidade

Mobilidade e tecnologia: Serra avança com avenida inteligente

Serra Inaugura Primeira Avenida 100% Inteligente e Revoluciona Mobilidade Urbana
Tecnologia de ponta reduz tempo de viagem, aumenta segurança e projeta futuro mais conectado para o município

A cidade da Serra, na Grande Vitória, deu um passo histórico em direção à modernização da mobilidade urbana com a implantação da primeira avenida 100% inteligente do município. O projeto-piloto,  começou a funcionar no dia 23 de junho e,  já apresentou resultados concretos: redução de até 28 minutos no tempo de viagem nos horários de pico e até 33% menos tempo no trajeto, em comparação ao período anterior.

“É uma avenida totalmente inteligente. Implantamos um sistema que, por meio de câmeras com inteligência artificial, faz a leitura do fluxo de veículos. Onde há mais engarrafamento, o semáforo prioriza, ficando mais tempo aberto. Essa tecnologia garante mais fluidez e segurança para os motoristas”, explicou o prefeito da Serra, Weverson Meireles.

O sistema utiliza câmeras acopladas aos semáforos para monitorar o volume de veículos, a distância entre eles e o ritmo do congestionamento. Com base nesses dados, a tecnologia ajusta o tempo dos sinais em tempo real, de acordo com a demanda em cada direção da via.

Além disso, foram instalados braços semafóricos com iluminação em LED de alta potência, aumentando a visibilidade para mais de 300 metros. As luzes tradicionais (vermelho, amarelo e verde) também são refletidas no solo, ampliando a segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.

A estrutura também contempla botoeiras inteligentes que priorizam a travessia de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. “Instalamos sinalização no solo nas faixas, especialmente pensando em quem atravessa olhando para o celular. A visibilidade foi projetada para estar sempre no campo de visão do pedestre”, explicou o prefeito.

Uma inovação promissora prevista para os próximos meses é a integração do sistema inteligente às ambulâncias da cidade. A ideia é que, ao se aproximarem de cruzamentos, os veículos de emergência sejam automaticamente detectados pela inteligência artificial, que abrirá caminho ajustando os sinais.

“A meta é não termos mais aquela cena da ambulância costurando entre os carros parados no semáforo. A IA vai detectar a aproximação e liberar o trânsito para o resgate passar com segurança e rapidez”, afirmou o prefeito.

O sucesso do projeto chamou a atenção de gestores públicos de outros estados, que já procuraram a prefeitura para conhecer o funcionamento da tecnologia capixaba. A experiência positiva  também está sendo expandida para outras áreas da cidade.

Um dos pontos em destaque é o cruzamento entre a Avenida Norte-Sul e a Brigadeiro Eduardo Gomes, além do entorno do Terminal de Carapina, onde câmeras inteligentes foram instaladas para mapear o fluxo. “Nesses locais, ainda não há o semáforo inteligente completo, mas o monitoramento já nos permite planejar intervenções futuras com mais segurança”, ressaltou Meireles.

Um dos projetos mais ambiciosos da atual gestão é a municipalização do trecho urbano da BR-101, atualmente sob responsabilidade federal. Com 32 km de extensão, a proposta é transformá-lo numa grande avenida urbana, equipada.

“Estamos em negociação com o DNIT e com o Governo do Estado. A BR é federal, e não podemos intervir diretamente sem autorização. Queremos alargar pistas, construir ciclovias, instalar semáforos inteligentes e resolver gargalos históricos, como na entrada e saída da cidade”, destacou Meireles.

Entre as intervenções previstas, está a construção de um mergulhão na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, que promete solucionar um dos principais pontos de congestionamento da cidade.

O projeto de mobilidade também contempla a instalação de duas estações do BRT no trecho da BR-101, na altura de Carapina Grande e Jardim Carapina. As paradas serão construídas no canteiro central, criando um corredor expresso para ônibus, nos moldes do sistema implantado na Terceira Ponte.

“Será um corredor exclusivo para transporte coletivo, com estações bem estruturadas para embarque rápido e seguro”, garantiu o prefeito.

A valorização da mobilidade ativa é outro eixo central do planejamento urbano. Todos os novos projetos incluem ciclovias conectando bairros e regiões da Serra.

“O nosso objetivo é criar a maior ciclovia municipal do Espírito Santo, ligando Alphaville até Serra-Sede. Será um eixo seguro e sustentável de integração da cidade”, disse Meireles.

Outra obra de impacto é a terceira ligação entre Jardim Camburi (Vitória) e a Praia de Carapebus (Serra), viabilizada com financiamento de US$ 57 milhões do Banco de Desenvolvimento da América Latina. A via incluirá ciclovia e passará por trás de bairros como Novo Horizonte, facilitando o deslocamento entre os dois municípios.

Na reta final das obras, o contorno de Jacaraípe está 95% concluído e promete revolucionar a mobilidade para moradores e trabalhadores da região litorânea da Serra.

Leia também