A procura por cirurgias plásticas é assunto recorrente, principalmente neste período do outono inverno onde é propício se programar para realizar a cirurgia tão desejada. De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dentre os adeptos estão os jovens, que realizaram quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos em 2016. Não é à toa que o Brasil se destaca no assunto. Entre os procedimentos realizados, o implante de silicone está no topo da lista, sendo comum surgirem dúvidas sobre a cirurgia.
O Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Doutor Humberto Pinto lista os mitos e verdades que acompanham o tema.
1 – Mito – Os implantes de silicone sempre vazam ou estouram.
Verdade – Não rompem, resistem às pressões bem superiores, à pressão excessiva, tração, distensão. Mas caso haja alguma ruptura por alguma perfuração do implante, o silicone é coesivo, ele não escorre, ele fica retido junto ao local que ele foi colocado. O silicone não é mais em gel como antigamente. Assim ele não vaza, ele fica como uma gelatina, na mesma posição, e não sem rompem, e caso haja alguma perfuração, o silicone é coesivo, ele não escorre
2- Mito – Os implantes de silicone causam câncer de mama.
Verdade – Não existe associação direta entre implantes de silicone e câncer de mama. Os implantes de silicone não causam câncer, mas é importante monitorar a saúde mamária e realizar exames regulares, independentemente da presença de implantes.
3 -Mito – Implantes de silicone são permanentes.
Verdade – Embora os implantes de silicone sejam duradouros, eles não são permanentes. Eles podem precisar ser substituídos ao longo do tempo devido a complicações, como contratura capsular (cicatrização excessiva em torno do implante) ou mudanças estéticas desejadas.
4 – Mito – Implantes de silicone interferem na amamentação.
Verdade – A maioria das mulheres com implantes de silicone é capaz de amamentar normalmente. No entanto, em alguns casos, os implantes podem causar dificuldades na amamentação. É importante discutir suas intenções de amamentação com seu médico antes de realizar uma cirurgia de implante.
5 – Mito – Todos os implantes de silicone são iguais.
Verdade – Existem diferentes tipos de implantes de silicone disponíveis, como lisos, texturizados e de poliuretano e que variam em forma, tamanho e projeção. Cada paciente é avaliado para determinar o tipo de implante mais adequado às suas necessidades.
Entre as novidades o médico destaca os implantes inteligentes, que possuem um marcador interno, que concentra todas as informações do implante, podendo ser acessadas pelo médico. “Através de um leitor digital é possível ter acesso ao formato do implante, tamanho, número de série, data e lote de fabricação. Isso traz mais segurança ao paciente.”, ressalta o cirurgião plástico.