Cidade

Missa e show emocionam fiéis no encerramento da Festa da Penha 2025

Celebração da padroeira capixaba reúne mais de 250 mil pessoas no último dia e encerra com show do padre Reginaldo Manzotti

A Festa da Penha 2025 terminou com uma tarde e noite de fortes emoções neste domingo (27), no Parque da Prainha, em Vila Velha. Com um público estimado em 250 mil pessoas no último dia e mais de 2,7 milhões de participantes ao longo dos nove dias de programação, a celebração religiosa bateu recordes e reforçou sua posição como a terceira maior festa católica do Brasil.

A missa campal de encerramento começou às 16h, reunindo fiéis de todas as idades aos pés do Convento da Penha, que se emocionaram ao ver a entrada da imagem de Nossa Senhora da Penha no altar. A celebração, marcada por orações, homenagens e gratidão, foi presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari, e contou com a participação de diversos padres e bispos.

Uma tarde de muita emoção aqui no Parque da Prainha. A missa foi marcada pela fé, pelos agradecimentos e pelas homenagens a Nossa Senhora da Penha, Além da celebração à padroeira do Espírito Santo, o momento também foi de homenagem ao Papa Francisco, falecido no sábado anterior ao início da festa. “Tivemos entre nós um rosto amoroso e misericordioso de Deus […] agradecemos ao papa Francisco”, declarou Dom Ângelo, lembrando a opção do pontífice por ser sepultado próximo a uma capela mariana.

Logo após a missa, o clima de fé se transformou em uma grande celebração com o show do padre Reginaldo Manzotti, que subiu ao palco por volta das 18h30. A apresentação teve momentos de louvor, oração e música, com canções como “A Tempestade Vai Passar”, “Podes Reinar” e “Ninguém Te Ama Como Eu”. “A música tem o poder de unir gerações e atrair quem ainda não está dentro da Igreja. Aqui na Festa da Penha isso se concretiza com muita força”, disse Manzotti ao público.

A estrutura do show trouxe uma proposta criativa, simulando um programa de rádio ao vivo, integrando tecnologia e espiritualidade, o que encantou a multidão que permaneceu até o fim da noite.

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª edição da Festa da Penha foi marcada por 54 missas, 14 romarias e cerca de 600 km percorridos por fiéis a pé, de carro, barco e ônibus. Destaque para a ação “Penha Peregrina”, que levou a imagem da santa a diferentes pontos do Espírito Santo, promovendo encontros de fé e reflexão.

Ao final da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada de volta ao Convento da Penha, sua morada sagrada, em cortejo solene carregado por marinheiros. O frei guardião do Convento, Gabriel Dellandrea, agradeceu aos voluntários, parceiros e fiéis: “Para quem tem fé, a vida nunca tem fim. Essa é a mensagem que levamos daqui.”

A Festa da Penha 2025 foi realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. O evento reafirmou, mais uma vez, a força da fé e da devoção no coração do povo capixaba.

Leia também