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Ministro dos Portos e Aeroportos visita o ES e fala em investimentos para o Estado

Nesta segunda-feira (13), o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, juntamente com o governador do Estado, Renato Casagrande e o Vice-governador, Ricardo Ferraço, visitaram às obras do terminal de passageiros do Aeroporto Regional de Linhares. O local está recebendo reforma e ampliação, com investimento de cerca de R$ 3 milhões. Além desse compromisso, o ministro cumpriu uma extensa agenda no Espírito Santo. O ministro destacou que também existe uma chance de o terminal ser administrado pela Infraero, empresa pública federal.

 

Eles visitaram o Aeroporto de Vitória, o Porto de Capuaba e a área portuária de uma empresa em Aracruz, além de solenidade no Palácio Anchieta. Lá, os gestores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e da VLI – companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais – assinaram Memorando de Entendimento para viabilidade da expansão do Porto de Vitória, com investimentos em ferrovia e terminais na ordem de R$ 200 milhões.

Vista aérea do Aeroporto de Linhares, no Norte do ESA nova pista do Aeroporto de Linhares tem 1.860 metros de extensão e é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal. No total, o Executivo Estadual investiu cerca de R$ 45 milhões e a contrapartida do Governo Federal foi de R$ 18 milhões. Lá, eles tiveram a  presença do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio  Damasceno.

O governador Renato Casagrande garantiu que o Aeroporto de Linhares “está praticamente pronto” e como já mencionado a conclusão das obras é março de 2023.

“A pista já está pronta. Dois terços (de investimento) do Estado, um terço do governo federal. Estamos concluindo o terminal de passageiros, instalamos ontem o Papi (sistema visual que ajuda na navegação aérea) e, daqui alguns dias, se alguma empresa quiser ofertar voos comerciais, poderá ofertar também por Linhares.”

O ministro falou sobre a possibilidade do terminal linharense ser concedido à iniciativa privada, bem como ser administrado pela empresa pública federal do setor.

“A gente vai sim (entrar com parte dos recursos). Hoje ele (governo do Estado) fez uma estimativa mais ou menos, mas é claro que vou pedir um projeto mais técnico para poder avaliar,” disse o ministro que afirmou que tanto Linhares, quanto Cachoeiro farão voos regionais.

Capacidade portuária

Em estudos a serem realizados pela pela VLI e pela Codesa vão analisar quais capacidades necessárias para acomodar a ampliação de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória. Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão.

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