Reforma do mirante do Morro do Quadro é uma aula de sustentabilidade e comunidade unida
Movimento Cidade, Cidade Quintal e moradores se uniram para dar uma nova cara ao Mirante do Cabral
O que é lixo para alguns, se transformou em arte na periferia de Vitória. Em parceria com o Movimento Cidade, a Cidade Quintal, que desde 2016 se dedica a fortalecer comunidades sustentáveis, esteve por cerca de 30 dias no Morro do Quadro, em Vitória, para um projeto de revitalização do Mirante do Cabral a partir de tampinhas plásticas recicladas. A ação faz parte da programação do Festival Movimento Cidade – Edição Favela, que também vai comemorar os 13 anos do Instituto Serenata D’Favela – sediado no Morro.
Durante todo o mês de fevereiro, os movimentos uniram forças e se engajaram para coleta de tampinhas de garrafa pet. Toda a comunidade se envolveu na campanha, levando os itens até os coletores espalhados em pontos estratégicos pelo bairro. Os resíduos obtidos com as doações foram destinados à revitalização do Mirante. Ao todo, centenas de pessoas foram envolvidas e milhares de tampinhas recolhidas.
Os integrantes da Cidade Quintal – profissionais das áreas de design, artes, arquitetura e comunicação-, ao lado da comunidade e do Instituto Serenata D’Favela, viabilizaram a qualificação, reciclagem e intervenção artística do Mirante do Quadro. O projeto contou com a mentoria de um dos moradores, o pedreiro e artesão Vicente. O artesão, que além de ser uma das referências na comunidade, possui uma casa ornamentada por mosaicos de tampinhas, auxiliou em todo o processo para construção de mosaicos por todo o mirante.
A designer e integrante da Cidade Quintal, Juliana Lisboa, explica o papel que o espaço tem para os moradores e a importância de valorizá-lo para trazer mais bem-estar e qualidade para o local. “A comunidade sente muito orgulho do mirante, é um lugar onde todos vão para mostrar o que há de bom, a vista privilegiada. A gente pode dizer que foi bastante coletivo esse trabalho. Centenas de pessoas do bairro doaram as tampinhas, ficaram sabendo e estão acompanhando esse projeto, então a gente está bem orgulhoso”, destaca.
Assim como as milhares de tampinhas foram usadas para a elaboração dos mosaicos e embelezamento do espaço, quem passa pelo local pode contemplar não só a vista deslumbrante do alto do morro, mas uma série de pinturas com muitas cores e texturas.
A designer também faz questão de enaltecer a parceria com o Instituto Serenata de Favela: “A Cidade Quintal aprende muito nesses processos, e pra gente é uma grande satisfação poder apoiar e comemorar os treze anos do Serenata de Favela, que tem sido um grande parceiro nessa mobilização comunitária lá em cima [no Morro do Quadro]. Então para gente está sendo uma honra mesmo participar de mais uma edição do MC. Estivemos na edição de agosto de 2022 e agora a gente está nessa Edição Favela, deixando um legado positivo para a comunidade”, pontua.
Além do trabalho com tampinhas plásticas em toda comunidade do Morro do Quadro e das obras de revitalização no Mirante do Cabral, no último sábado (4), o Cidade Quintal promoveu uma oficina de Hackathon de sustentabilidade para os jovens da comunidade. Foram realizadas atividades de reciclagem interativa e criativa do plástico, tanto de tampinhas, quanto de sacolas e outros resíduos que virariam lixo. Os participantes emergiram no universo da reciclagem, criando e desenvolvendo mobiliários do zero, como cadeiras e tripés de celulares, todos sustentáveis e é claro, com muita mão na massa.
“O hackathon foi mais uma forma de conectar o pessoal do bairro com história do resíduo plástico: trocar esses saberes, mostrar outras possibilidades além dos dos mosaicos que a comunidade já conhece. É uma experiência bastante educativa”, explica Juliana Lisboa.
Para finalizar a ação do Cidade Quintal durante a Edição Favela do Festival Movimento Cidade, os integrantes da oficina subiram no Mirante do Quadro para conhecer a revitalização do espaço. Os mobiliários ficarão instalados no local onde cada morador ou visitante prestigiará a vista deslumbrante sentado em cadeiras altamente sustentáveis.
Festival MC
Agora, com o Mirante revitalizado, a comunidade recebe no próximo sábado (11), na praça Praça de Santa Tereza, o Festival MC, com apresentações do Coral Serenata D’Favela, do cantor de pagode Leozinho e da bateria da Escola de Samba Chega Mais. O evento também contará com mostras de cinema, batalha de dança, lançamento de livros e intervenção artística. A programação, gratuita, começa às 18h.
O Festival MC – Edição Favela é patrocinado pelo Nubank e pelo Instituto Cultural Vale. É uma realização da Puri Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
A Cidade Quintal é uma organização que desde 2016 se dedica a fortalecer territórios a partir da arte, do design e do urbanismo voltados para o impacto socioambiental positivo. O projeto é co-fundação de Juliana Lisboa e Renato Pontello e conta com outros colaboradores das áreas de arte, educação, design, arquitetura, comunicação e produção. A sede fica no Centro de Vitória.
O QUE É: Encerramento da Mostra Cultura D’Favela – Festival MC – Edição Favela
QUANDO: 11 de março
ONDE: Praça de Santa Tereza, Rua Frederico Ozanan, 460, Santa Tereza, Vitória, com entrada franca
18h: Exibição de resultados das oficinas e entrega de certificados aos alunos formados
19h: Batalha de dança com Yago Barcelos
20h: Show de abertura, Feat. Noventa e Vegano MC
21h: Show com atração local (a confirmar)
22h30: Encerramento com apresentação do Coral Serenata D’Favela + Leozinho e bateria da Escola de Samba Chega Mais