Economia Saúde

Medida certifica empresa que investir na saúde do trabalhador

É Lei! Caio Fontes comenta medida que certifica empresa que investir na saúde do trabalhador

Os reflexos positivos de um ambiente corporativo sadio vêm sendo debatidos ao longo dos anos. E agora, uma Lei Federal que já está em vigor chancela a importância dessa iniciativa ao ceder o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Caio Fontes, especialista em neurociências e em comportamento humano, destaca que este reconhecimento estimula as empresas a investirem no bem-estar dos seus colaboradores.

A Lei Nº 14.831, de 27 de março de 2024, institui o ‘Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental’, em âmbito nacional, a ser concedido pelo governo federal às empresas que atenderem aos critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores, através de campanhas de conscientização, incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes, entre outras.

Caio Fontes, que há anos estuda os benefícios de um ambiente corporativo sadio e que atua para levar essa realidade para as empresas, acredita que essa ação do Governo Federal vai fomentar o debate sobre a necessidade desta pauta e estimular outras empresas a repensarem suas condutas, passando a investir nos bem-estar dos seus colaboradores. Inclusive, o especialista criou uma metodologia que está sendo aplicada em empresas capixabas com o intuito de eliminar situações que atrapalham o desenvolvimento corporativo.

Burnout atinge cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros

“Promover a saúde mental e bem-estar dos trabalhadores impacta diretamente na entrega de resultados positivos, de forma natural”, revela Caio Fontes. Ele aponta que entre esses resultados está o aumento de lucratividade, trabalhadores mais confiantes e engajados e alta produtividade.

Para se ter ideia da urgência na adoção de medidas para melhorar o clima organizacional, estudo da International Stress Management Association (Isma) aponta que o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados de burnout, que é o esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho. Isso representa cerca de 30%dos trabalhadores brasileiros, um índice preocupante.

Metodologia capixaba

A metodologia criada por Caio Fontes já está sendo aplicada em empresas capixabas e consiste em abordagens inovadoras, treinamentos especializados e foco na gestão das emoções. “Somos comprometidos em guiar as empresas a alcançarem resultados excepcionais e a cultivar equipes coesas e motivadas”, diz o especialista.

Como resultado, as empresas que adotaram o método tiveram a redução comprovada de 100% nos quadros de síndrome de burnout, turnover é a rotatividade de pessoal, presenteísmo, que é quando os profissionais doentes ou cansados vão trabalhar e têm um baixo desempenho em função desses quadros e que absenteísmo, que são casos recorrentes de faltas, atrasos ou saídas antecipadas do local de trabalho.

Leia também