A cada 10 médicos, no Espírito Santo, 6 devolvem o dinheiro – da consulta ou do procedimento -, para o paciente. A situação assombra os profissionais e se justifica pela falta de contrato entre as partes. “Como falta esse acordo legal, o paciente, por insatisfação, pede a devolução do valor investido e o médico, para não ter dor de cabeça, devolve e fica no prejuízo, mesmo não tendo feito nada errado”, explicou a Advogada e Estrategista de Clínicas Jaiara Simões.
Segundo ela, por falta de uma gestão jurídica eficaz, os médicos acatam a insatisfação do paciente como uma métrica para reembolso. “Mas o medo não pode impedir esse profissional de atuar com tranquilidade. Por isso, é necessário estratégias gerenciais de crise. O problema é que a maior parte dos médicos não entendem como fazer essa gestão com segurança jurídica”, acrescentou a especialista.
Para orientar sobre esse e outros posicionamentos, Jaiara Simões desenvolveu a primeira Imersão de Negócios para médicos. O objetivo é tratar deste e de outros assuntos como vendas, fidelização, prevenção jurídica, gestão de experiência e muito mais. O encontro será no sábado (15/6), no restaurante Baltazar, em Vitória.